ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DA TEORIA À PRÁTICA: uma revisão bibliográfica conceitual

  • André Luiz Ferreira Evangelista FPM
  • Alessander Freitas do Amaral
Palavras-chave: Educação, Psicologia Escolar, Ensino público

Resumo

As perspectivas relacionadas ao trabalho do psicólogo na escola pública tendem a se fundamentar apenas em atendimentos clínicos, com enfoques limitados e ações descontextualizadas. O objetivo deste estudo, por conseguinte, é reconhecer as contribuições, os desafios e as oportunidades pertinentes à prática psicológica, especialmente no que se refere à função específica do psicólogo escolar e seu comprometimento com a formação do aluno na escola pública. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica conceitual, fundamentada em produções científicas disponíveis em base de dados indexadas. Como resultado, observou-se que a psicologia tem um papel importante no contexto escolar, mas, ainda há uma série de fatores que dificultam essa atuação, como por exemplo, a capacitação dos profissionais, pois nas universidades, os acadêmicos de psicologia nem sempre são devidamente preparados para trabalhar no processo educacional. Na escola, a atuação do psicólogo vai além da atuação clinica direcionada para o aluno com problemas de aprendizagem. O seu trabalho deve considerar todo o contexto social em que o aluno se encontra inserido, a cultura peculiar a escola e o perfil dos profissionais que dela fazem parte. Há de se observar que o processo de desenvolvimento infantil e de aprendizagem é bastante complexo e sofre influência direta de inúmeros fatores. Torna-se importante que essa área de conhecimento seja estimulada com mais publicações relacionadas. E que as instituições de ensino superior se atentem para a necessidade de capacitar os graduandos para atuarem junto as instituições escolares, de forma a compreender os objetivos e as exigências dessa função para este contexto.

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Publicado
2017-12-15
Como Citar
Evangelista, A., & Amaral, A. (2017). ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DA TEORIA À PRÁTICA: uma revisão bibliográfica conceitual. Psicologia E Saúde Em Debate, 3(2), 62-73. https://doi.org/10.22289/V3N2A6
Seção
Estudo Teórico