Chrysocyon brachyurus - LOBO-GUARÁ E O SEU CONHECIMENTO NA REGIÃO DO NOROESTE DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Lobos, Cerrado, Animais silvestres, Mito, EtnobiologiaResumo
Introdução: O Lobo-guará é o maior canídeo selvagem da América do Sul encontrando-se, principalmente, em áreas de cerrado e de campos abertos no Brasil. Crysocyon brachyurus pertence à ordem Carnívora que tem como características específicas a presença de báculo nos machos, dentes caninos afiados, quatro ou cinco dedos nas mãos e nos pés. Tal ordem abarca onze famílias e duzentos e setenta e quatro espécies em toda Terra Sabe-se que no Brasil há 90% da população de lobos-guará, no entanto de acordo com dados da IUCN (International Union for Conservation of Nature) a espécie encontra-se listada na categoria vulnerável, estando quase ameaçada. O conhecimento compilado sobre as características gerais e da mitologia de animais silvestres pode colaborar para sua conservação, bem como para a educação ambiental. Objetivo: Objetivou-se fazer um levantamento bibliográfico sobre Chrysocyon brachyurus - Lobo-guará (Illiger – 1815), descrevendo suas características gerais e sua mitologia, além de buscar, através de entrevistas, sobre o conhecimento das pessoas acerca do lobo-guará. Material e Métodos: O levantamento das referências foi realizado em livros, artigos e sítios da internet. Secundariamente foi aplicado um questionário semiestruturado de perguntas e respostas objetivas/discursivas a 30 pessoas com a marcação do próprio entrevistado, ou ainda pelo entrevistador. Tais voluntários residem ou estão associados à comunidades rurais do Noroeste de Minas Gerais. Resguardou-se o anonimato dos entrevistados. Após a coleta de material foi realizada a análise, a interpretação, discussão e a redação. Foram incluídos no estudo voluntários sendo eles de qualquer sexo, porém maiores de idade, que morassem em comunidades rurais dos municípios: Lagamar, Presidente Olegário, Varjão de Minas, João Pinheiro, Lagoa Grande, Brasilândia e Paracatu. Todos esses municípios com presença confirmada do lobo-guará, através de estudos anteriormente publicados. Todos os entrevistados foram convidados e só participaram da pesquisa após terem assinado o termo de consentimento e livre esclarecido aprovado pelo comitê de ética e pesquisa CEP/FPM pelo parecer 2.757.989. Considerações: Dentre as crendices relacionadas ao lobo guará, as que fazem menção aos olhos são as que mais impressionam e se destacam os mitos dizem que são capazes de hipnotizar pessoas e outros animais, o que lhe traria benefício na busca de alimentos e também na proteção contra os caçadores De forma geral, as pessoas identificam o lobo-guará como um animal importante para o meio ambiente, todavia é um predador de animais domésticos e existiram relatos de conhecimento do abate desse animal por esta razão. Acredita-as, ainda, e que o conhecimento acerca de tal organismo por colaborar para sua conservação e educação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.