UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA

  • Tatiane Aparecida Batista Rodrigues
  • Luciana de Araújo Mendes Silva
  • Delza Ferreira Mendes
Palavras-chave: -

Resumo

Introdução: A avaliação psicológica é uma prática importante e exclusiva do psicólogo e em constante expansão. Trata-se de um campo de atuação do profissional que deve ser exercido mediante formação adequada. Diante dessa realidade, os cursos de graduação em Psicologia devem primar por práticas nessa área que possibilitem uma atuação futura de forma eficiente por seus acadêmicos. Nesse sentido, a formação do psicólogo deve ser uma preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES) e o laboratório de Avaliação Psicológica é um espaço de ensino e pesquisa que fortalece a teroria pela prática. Objetivo: A presente pesquisa objetivou relatar a importância do funcionamento do Laboratório de Avaliação Psicológica na formação do profissional da Psicologia, em uma Instituição de Ensino Superior, privada da Região do Alto Paranaiba, estado de Minas Gerais, Brasil. Metodologia: Trata-se de estudo qualitativo de natureza documental acrescida de revisão conceitual da literatura. Os dados documentais foram pesquisados no Laboratório de Avaliação Psicológica do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas; instituição privada sem fins lucrativos. A coleta e análise dos dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018 com visitas ao referido laboratório. Considerações: Observou-se na literatura pesquisada a importância das instituições de ensino superior na formação prática de psicólogos competentes para o desempenho na avaliação psicológica nos seus diversos campos de atuação. Entende-se que a formação acadêmica e continuada é relevante e está atrelada aos problemas éticos e técnicos que se encontram presentes na prática da avaliação psicológica na realidade brasileira. Com base na análise documental, pode-se afirmar que o Laboratório de Avaliação Psicológica da IES a que a autora se encontra atrelada é um espaço de estudo que muito contribui com a prática de formação profissional do psicólogo, através da qual se produzem pesquisas, favorecendo o aprimoramento e valorizando, cada vez mais, o profissional da área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-
Publicado
2019-07-29
Como Citar
Rodrigues, T., Silva, L., & Mendes, D. (2019). UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA. Psicologia E Saúde Em Debate, 5(Suppl.1), 31-31. Recuperado de http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/508