PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
ensinar exige bom senso segundo Paulo Freire
Palavras-chave:
Bom Senso, Ensino-aprendizagem, Prática EducativaResumo
Introdução: O presente estudo aborda de maneira bem significativa, a questão do bom senso
dentro de sala de aula, em se tratando do ensino. A vigilância do bom senso tem uma importância
enorme na avaliação que, a todo instante, o professor deve fazer, em relação a sua prática. Para
tanto, observa-se também o ponto de vista em relação a tarefa docente, o formalismo às vezes
insensível, que faz ao recusar o trabalho de um aluno fora do prazo de entrega, mesmo tendo
explicações convincentes do educando. É importante salientar, que a autoridade do professor vai
cumprir o dever, mas não pode confundir autoridade com autoritarismo. Pretende-se então, que se
deve respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando, valorizando a questão do bom
senso e a coerência entre pares. Objetivo: O objetivo deste estudo é a ressaltar o exercício do bom
senso, pois a avaliação crítica da prática do educador, vai revelando a necessidade de uma série
de virtudes ou qualidades sem as quais não é possível viver, a avaliação, nem tampouco o respeito
do educando. Percebe-se na prática educativa o professor autoritário, licencioso, competente, sério,
o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor
mal-amado, sempre com raiva, do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum
desses passa pelo aluno, sem deixar sua marca. Por isso, a importância do bom senso, dentro de
sala de aula, pois ensinar exige humildade e tolerância. A pesquisa infere-se, que é indispensável
amorosidade aos educandos e ao processo ensino- aprendizagem, simplesmente pelo fato do
próprio professor fazer parte deste processo e ser formador dele. Ensinar exige bom senso e a
convicção de que a mudança é possível. A Metodologia: Este estudo é de natureza qualitativa,
exploratória, conceitual, estudo descritivo, com rigor metodológico a partir da leitura do livro
Pedagogia da Autonomia Saberes Necessários à Prática Educativa, abordado no Mestrado em
Educação, na disciplina de Intervenção Pedagógica, por fim, para a construção de um Projeto
Pedagógico de Intervenção na Educação Básica, o qual será apresentado em outro momento,
ressalta-se ainda a importância da revisão literatura do estudo em sites de divulgação científica e
revisão bibliográfica, para complementação de que ensinar exige bom senso. Considerações:
Portanto, o presente estudo destaca o bom senso como virtude e estratégia, para que isso ocorra,
é preciso que o educador faça um exercício constante sobre sua prática pedagógica, estimule no
educando o exercício da curiosidade, estimule a imaginação, intuição, desperte em seus educandos
emoções, de modo que essa interação dentro de sala de aula, promova então, o ensino –
aprendizado.
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