A CONTRIBUIÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRÂNSITO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Trânsito, Psicologia, EducaçãoResumo
Introdução: A psicologia do trânsito é reconhecida pelo seu envolvimento nas clínicas de avaliação
psicológica credenciadas pelos DETRANs, porém a atuação do psicólogo vai além e se expande
para ações preventivas na promoção de um trânsito mais seguro através de projetos de segurança
viária, educação e da reeducação no trânsito. Objetivo: Objetivou-se mostrar como o psicólogo
pode atuar por meio de intervenções através da educação para o trânsito nas escolas diminuindo
assim o número de acidentes nas vias. Metodologia: O presente artigo é um relato de experiência
de uma aluna do curso de Psicologia da Faculdade de Patos de Minas (FPM), na disciplina de
Psicologia do Trânsito, apresentado na Mostra Interdisciplinar de Psicologia (MIP) da referida
instituição. Foi desenvolvido um projeto sendo o primeiro momento em uma escola pública de
Presidente Olegário- MG que atende crianças de 6 meses a 7 anos de idade onde o tema era
Educação do trânsito em escola e no segundo momento com a realização de palestras na faculdade
e blitz educativa em Patos de Minas. Nos dois momentos as atividades foram realizadas
coletivamente, para atingir um público maior. Considerações: Os resultados evidenciam que o
psicólogo do trânsito pode ampliar sua ação promovendo a educação para o trânsito através de
projetos de intervenção que mobilizem os alunos a se tornarem mais responsáveis e conscientes
do seu papel, promovendo comportamentos adequados e minimizando condutas inadequadas.
Pode-se perceber a aceitação das crianças após a realização do projeto manifestando que
aprenderam a se comportar nas ruas e que iriam passar as informações para seus familiares, pois
percebiam condutas inadequadas na forma de dirigir de seus pais e na forma de se comportarem
na rua, como por exemplo, atravessar a rua sem olhar para os lados. Este trabalho vem contribuir,
ainda, para desmistificar a visão que o psicólogo do trânsito atua apenas na avaliação nas clínicas
dos DETRANs, mostrando que o mesmo pode atuar em várias áreas, principalmente com
prevenções, como por exemplo, na educação para o trânsito.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.