TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APREDIZAGEM: discalculia, conceitos e o ação dos professores de 02 escolas de Patos de Minas frente a tal acometimento
Palavras-chave:
Dislexia, Educação, Ensino BásicoResumo
Introdução: As dislexias são transtornos de aprendizagem de leitura, escrita, cálculo e grafia, as
quais afetam profundamente o desenvolvimento social, intelectual e construtivo de crianças e
adolescentes. Dentro desses transtornos de aprendizagem, destaca-se a discalculia que
caracteriza-se como uma condição que interfere na capacidade do aluno em adquirir habilidades
Matemáticas, como a realização de operações básicas, princípios de contagem e o entendimento
de conceitos numéricos. Diversos fatores estão associados com a manifestação desses transtornos
e por isso, o conhecimento desses transtornos pelos professores e coordenação da escola é de
fundamental importância para o diagnóstico e correta intervenção. Objetivo: Realizar um estudo
acerca das dislexias, especificamente a discalculia, buscando conhecer sobre tais transtornos de
aprendizagem. Buscou-se também verificar junto aos documentos de duas escolas municipais da
cidade de Patos de Minas (após autorização prévia) sobre o encaminhamento de crianças com
dislexia / disculculia para atendimento especializado. Metodologia: Para tanto, foi realizado um
levantamento bibliográfico embasado em livros, artigos científicos, teses e no material acessível ao
público através da internet. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa de campo através de
contatos com documentos públicos de 02 escolas municipais de Patos de Minas, afim de investigar
como é realizado o encaminhamento das crianças com dislexia ao atendimento especializado,
ressalta-se que tal pesquisa consta de protocolo do Comitê de Ética e Pesquisa da FPM (CAAE:
21396819.8.0000.8078). Considerações: Por meio do estudo bibliográfico constatou-se que as
dislexias, em especial a discalculia são transtornos de aprendizagem mais frequentes e prejudiciais
ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Além disso, verificou-se que o professor
tem um papel fundamental para contornar esses problemas, uma vez que através de sua prática,
consegue identificar os casos e intervir de maneira eficaz. Constatou-se, ainda, que as escolas de
educação infantil e anos iniciais tem conhecimento acerca das dislexias, porém os alunos que são
identificados com tais dificuldades têm seus casos discutidos em conselho de classe, e os pais são
orientados a buscar atendimento especializado sem nenhum tipo de indicação por escrito ou
orientação específica. Tal ação é corriqueira, todavia não há orientação de autarquias superiores
do município para uma indicação e um acompanhamentos mais efetivo. Ressalta-se que esta é uma
pesquisa que está em andamento e que os dados apresentados aqui referem-se a etapa um do
projeto.
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