FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um olhar para o curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba-MG
Palavras-chave:
Professores, Pedagogia, Docentes, DiscentesResumo
Introdução: Este trabalho inscreve-se no campo de discussões educacionais, no sentido de
mostrar, entender e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, especificamente, no
que se refere ao curso de Pedagogia. Neste sentido, faz-se emergente falar sobre leis que baseiam
a educação, formação de professores e sobre as contribuições e registros da literatura acerca da
educação superior no país. Além disso, a pesquisa registra-se no contexto de se envolver, através
de questionário semi-estruturados, com sujeitos do curso de Pedagogia de uma IES do Alto
Parnaíba-MG. Sendo assim, importante frisar que os envolvidos na pesquisa têm todo o interesse
de delinear o perfil do curso, destacar os pontos positivos e fragilidades a fim de, cada vez mais,
apontar e aprimorar a qualidade do curso superior. Objetivo: Delinear, brevemente, o histórico da
educação superior e da pedagogia no Brasil, refletir sobre a formação de professores e aplicar
questionários a discentes e docentes do curso de pedagogia de uma IES do Alto Paranaíba, a fim
de traçar um perfil do curso de pedagogia. Metodologia: O trabalho pretende abordar a Formação
de professores, as amostras serão coletadas com alunos e professores do curso de Pedagogia de
uma IES do Alto Paranaíba. Abordando dois tipos de análises, num primeiro momento, será
realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, Google
Books para o embasamento teórico e depois uma pesquisa descritiva com alunos e professores do
curso de Pedagogia da Instituição de Ensino.
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