COVID-19 NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A3

Palavras-chave:

infecções por coronavírus, crianças, transmissão de doença infecciosa

Resumo

Objetivo: Revisar publicações pré-selecionadas sobre COVID-19 na população pediátrica e formular uma síntese organizada abordando pontos primordiais e específicos da atuação do SARS-CoV-2 em crianças.Fontes de dados: Foi realizado um cruzamento de descritores cadastrados na lista da Biblioteca Virtual de Saúde: “infecções por coronavírus” e “infância" nas bases de dados LILACS, PubMed e Google Scholar. Foram usados como critérios de inclusão: 1) relevância; 2) abordar a temática de infecção por coronavírus principalmente na infância; 3) elucidar particularidades da COVID-19 na população infantil, relacionadas a aspectos como etiopatogenia, manifestações clínicas, diagnóstico, transmissão, aleitamento materno, complicações, prevenção e rotina; 4) disponíveis nas línguas inglesa e portuguesa. Foram excluídos aqueles artigos que possuíam conflitos de interesse e os que não estavam disponíveis na íntegra. Síntese dos dados: Foram identificadas 9.150 referências e, após critérios de exclusão, 38 estudos foram analisados. Os resultados apontaram para um padrão diferenciado nas infecções por COVID-19 na infância quando comparado a adultos, com manifestações menos agressivas. Contudo, também observou-se que crianças e jovens infectados podem complicar gravemente manifestando a síndrome inflamatória multissistêmica, caracterizada pela ocorrência tardia de vasculite similar a síndrome de Kawasaki, Kawasaki incompleto e/ou síndrome do choque tóxico.Conclusões: A epidemiologia indica um menor índice de contaminação e menor número de quadros com desfechos graves na população pediátrica. Todavia, o potencial de transmissibilidade e os fatores que determinam os desfechos graves ainda demandam um investimento técnico-científico e financeiro maior, a fim de entendê-los de forma mais precisa

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Biografia do Autor

Emanuela Rossoni, FAHESA ITPAC PALMAS

Graduanda em medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – FAHESA/ITPAC PALMAS- Palmas – TO – Departamento de Medicina

Julliete Oliveira, Medicina pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Campo Grande

Graduanda em Medicina pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Campo Grande – MS – Departamento de Medicina

Lara Dantas, FAPAC/ITPAC PORTO- Porto Nacional- TO

Graduanda em medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – FAPAC/ITPAC PORTO- Porto Nacional- TO

César Leite, FAHESA ITPAC PALMAS TO

Graduando em medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – FAHESA/ITPAC PALMAS- Palmas - TO

Jandrei Markus, FAHESA ITPAC PALMAS TO

(Orientador) Médico Pediatra e Infectologista Pediátrico, Mestre e Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná-UFPR

Adolpho Chiacchio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT

(Co-Orientador) Veterinário, Mestrando em Ciências de Saúde pela Universidade Federal do Tocantins – UFT – Palmas – TO.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Sinimbu Silva Rossoni, E., de Oliveira, J. C. ., Martins Dantas, L. I. ., Auladino Leite Filho, C., Markus, J. R. ., & Dias Chiacchio, A. . (2021). COVID-19 NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(1), 28–46. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A3

Edição

Seção

Estudo Teórico