NOTAS SOBRE ÉTICA E PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: articulações ético-profissional no processo de avaliação psicológica
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A22Palavras-chave:
Avaliação Psicológica, Ética Profissional em Psicologia, Psicologia do TrânsitoResumo
A ética é descrita como o conjunto de padrões comportamentais, concepções, valores e quaisquer outros aspectos que determinem as ações do indivíduo e/ou grupo social. No tocante à psicologia, tais padrões são regulamentados pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), enquanto ferramenta que rege os princípios normativos e os comportamentos esperados aos profissionais da área. Logo, é estipulado também acerca das variadas áreas de atuação da psicologia, dentre elas a avaliação psicológica (AP) dentro do contexto de trânsito, sendo o papel do psicólogo indispensável ao processo de promoção da saúde, segurança e prevenção de acidentes, embora, na prática, atue tão somente com execução de psicotécnico. Assim, o presente estudo objetiva explanar articulações ético-profissional no processo de AP em contexto do trânsito. Ademais, utilizou-se como método a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, cujo recurso é a revisão narrativa de literatura, compreendendo o período de 2005 a 2020. No entanto, é possível inferir que tais fatores se encontram estritamente relacionados, tornando-se imprescindível sua articulação para execução de uma práxis psicológica efetiva e comprometida com o social.
Downloads
Referências
Barroso, S. M.; scorsolini-comin F.; Nascimento, E. do. (2019). Avaliação Psicológica: contextos deatuação, teoria e modos de fazer. Nova Hamburgo: Sinopsys. ISBN: 978-8595011175.
Bezerra, A. S.; Silva, C. R. D. de S., Brito, D. A. S., Silva, H. F. da. (2018). Avaliação psicológica no trânsito. Psicologia.pt. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1159.pdf. Acessado em: 10 Mar. 2021.
Borges, C. D., Rodriguez, S. Y. S. (2020). Psicologia do trânsito: perspectivas atuais do psicólogo brasileiro em atuação no trânsito. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, 8 (1), s/p. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/3094/pdf. Acessado em: 10 Mar. 2021.
Conselho Federal de Psicologia (CFP). (2019a). Avaliação Psicológica Compulsória. Brasília: CFP. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/1910-DialogosEd10Encarte.pdf. Acessado em 28 Abr. 2021.
Conselho Federal de Psicologia (CFP). (2005). Código de Ética Profissional doPsicólogo. Brasília: CFP. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf. Acessado em: 13 Mar. 2021.
Conselho Federal de Psicologia (CFP). Resolução CFP N°. 06/2019. (2019b). Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela (o) psicóloga (o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Brasília: CFP. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/69440957/do1-2019-04-01-resolucao-n-6-de-29-de-marco-de-2019-69440920. Acessado em: 13 Mar. 2021.
Conselho Federal de Psicologia (CFP). Resolução n° 007/2009. (2009). Revoga a resolução 012/2000 e institui normas e procedimento para a avaliação psicológica no contexto do trânsito. Brasília: CFP. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/08/resolucao2009_07.pdf. Acessado em: 13 Mar. 2021.
Conselho Federal de Psicologia (CFP). Resolução nº 09/2018. (2018). Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília: CFP. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-9-de-25-de-abril-de-2018-12526419#:~:text=Estabelece%20diretrizes%20para%20a%20realiza%C3%A7%C3%A3o,%2F2017%20e%2002%2F2017. Acessado em: 28 Abr. 2021.
Ferreira, A. B. de O. (2010). Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Editora Positivo. ISBN: 9788538580812.
Lins, M. R. C., Borsa, J. C. (2017). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes. ISBN: 978-85-326-5414-4.
Nakano, T.C., Sampaio, M. H. L., Silva, A. B. (2011). Atenção e inteligência em candidatos a primeira carteira nacional de habilitação. Boletim de Psicologia, 61 (134), 63-78. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v61n134/v61n134a06.pdf. Acessado em: 14 Mar. 2021.
Silva, J. A. da; Mendes, D. F.; Silva, L. de A. M. (2018). Contribuições dos testes para a avaliação psicológica no trânsito. Psicologia e Saúde em Debate, 1, 9-43. Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/179/122. Acessado em: 14 Mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.