NOTAS SOBRE ÉTICA E PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: articulações ético-profissional no processo de avaliação psicológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A22

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Ética Profissional em Psicologia, Psicologia do Trânsito

Resumo

A ética é descrita como o conjunto de padrões comportamentais, concepções, valores e quaisquer outros aspectos que determinem as ações do indivíduo e/ou grupo social. No tocante à psicologia, tais padrões são regulamentados pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), enquanto ferramenta que rege os princípios normativos e os comportamentos esperados aos profissionais da área. Logo, é estipulado também acerca das variadas áreas de atuação da psicologia, dentre elas a avaliação psicológica (AP) dentro do contexto de trânsito, sendo o papel do psicólogo indispensável ao processo de promoção da saúde, segurança e prevenção de acidentes, embora, na prática, atue tão somente com execução de psicotécnico. Assim, o presente estudo objetiva explanar articulações ético-profissional no processo de AP em contexto do trânsito. Ademais, utilizou-se como método a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, cujo recurso é a revisão narrativa de literatura, compreendendo o período de 2005 a 2020. No entanto, é possível inferir que tais fatores se encontram estritamente relacionados, tornando-se imprescindível sua articulação para execução de uma práxis psicológica efetiva e comprometida com o social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrian Bezerra Assunção, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Psiologa pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-graduanda em Psicologia do Trânsito pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Psicóloga Clínica em Iguatu - CE.

Ana Carolina de Araújo Tomé, FAVENI

Psicóloga pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Vanessa Carneiro Bandeira de Carvalho, UniVS

Psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Psicóloga na Proteção Social Especial da Assistência Social em Barbalha - CE. Sócia da Attivas_ltda assessoria e consultoria em psicologia e serviço social. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Referências

Barroso, S. M.; scorsolini-comin F.; Nascimento, E. do. (2019). Avaliação Psicológica: contextos deatuação, teoria e modos de fazer. Nova Hamburgo: Sinopsys. ISBN: 978-8595011175.

Bezerra, A. S.; Silva, C. R. D. de S., Brito, D. A. S., Silva, H. F. da. (2018). Avaliação psicológica no trânsito. Psicologia.pt. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1159.pdf. Acessado em: 10 Mar. 2021.

Borges, C. D., Rodriguez, S. Y. S. (2020). Psicologia do trânsito: perspectivas atuais do psicólogo brasileiro em atuação no trânsito. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, 8 (1), s/p. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/3094/pdf. Acessado em: 10 Mar. 2021.

Conselho Federal de Psicologia (CFP). (2019a). Avaliação Psicológica Compulsória. Brasília: CFP. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/1910-DialogosEd10Encarte.pdf. Acessado em 28 Abr. 2021.

Conselho Federal de Psicologia (CFP). (2005). Código de Ética Profissional doPsicólogo. Brasília: CFP. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf. Acessado em: 13 Mar. 2021.

Conselho Federal de Psicologia (CFP). Resolução CFP N°. 06/2019. (2019b). Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela (o) psicóloga (o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Brasília: CFP. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/69440957/do1-2019-04-01-resolucao-n-6-de-29-de-marco-de-2019-69440920. Acessado em: 13 Mar. 2021.

Conselho Federal de Psicologia (CFP). Resolução n° 007/2009. (2009). Revoga a resolução 012/2000 e institui normas e procedimento para a avaliação psicológica no contexto do trânsito. Brasília: CFP. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/08/resolucao2009_07.pdf. Acessado em: 13 Mar. 2021.

Conselho Federal de Psicologia (CFP). Resolução nº 09/2018. (2018). Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília: CFP. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-9-de-25-de-abril-de-2018-12526419#:~:text=Estabelece%20diretrizes%20para%20a%20realiza%C3%A7%C3%A3o,%2F2017%20e%2002%2F2017. Acessado em: 28 Abr. 2021.

Ferreira, A. B. de O. (2010). Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Editora Positivo. ISBN: 9788538580812.

Lins, M. R. C., Borsa, J. C. (2017). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes. ISBN: 978-85-326-5414-4.

Nakano, T.C., Sampaio, M. H. L., Silva, A. B. (2011). Atenção e inteligência em candidatos a primeira carteira nacional de habilitação. Boletim de Psicologia, 61 (134), 63-78. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v61n134/v61n134a06.pdf. Acessado em: 14 Mar. 2021.

Silva, J. A. da; Mendes, D. F.; Silva, L. de A. M. (2018). Contribuições dos testes para a avaliação psicológica no trânsito. Psicologia e Saúde em Debate, 1, 9-43. Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/179/122. Acessado em: 14 Mar. 2021.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

Bezerra Assunção, A., de Araújo Tomé, A. C. ., & Carneiro Bandeira de Carvalho, V. (2021). NOTAS SOBRE ÉTICA E PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: articulações ético-profissional no processo de avaliação psicológica. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(1), 315–326. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A22

Edição

Seção

Estudo Teórico