A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico

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Dara Viana, Marília Oliveira Rita Pinto Juliana Oliveira

Resumo

O Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoais

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Como Citar
Viana, D., Oliveira, M., Pinto, R., & Oliveira, J. (2016, novembro 1). A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO. Psicologia E Saúde Em Debate, 2(Supl. 1), 60-61. Recuperado de http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78
Seção
Artigo original