O DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SEXUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A15Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Sexualidade, Educação sexual, FamíliaResumo
O presente trabalho é uma revisão narrativa com o objetivo de reunir e sintetizar dados sobre como o ambiente familiar e educacional afetam o desenvolvimento afetivo e sexual da pessoa com deficiência intelectual (DI). A fim de compreender tal fenômeno/contexto, investigaram-se estudos já publicados em revistas, jornais, teses, dissertações e outros documentos científicos, que abordam a visão da família e da escola sobre a sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, além da visão do próprio indivíduo sobre sua sexualidade. Por se tratar de uma revisão narrativa, os dados foram analisados por uma perspectiva qualitativa, e demonstram que apesar da sexualidade do indivíduo com DI ser igual às de pessoas que não possuem deficiência, o ambiente em que este está inserido pode influenciar negativamente em seu desenvolvimento sexual. Diante disso, a educação sexual mostra-se extremamente relevante, uma vez que ter conhecimentos sobre a temática, além de um espaço interdisciplinar para se discutir tais questões, contribui para um desenvolvimento afetivo-sexual mais saudável e seguro. Para isso, é necessário que tal processo seja realizado de forma inclusiva, contemplando as necessidades e subjetividades da pessoa com DI, bem como sua família.
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