Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral

  • Rhannah Lara Alves Costa Faculdade Patos de Minas
  • Mariane Fernandes Ribeiro Faculdade Patos de Minas
Palavras-chave: Terapia de Exposição à Realidade virtual; Reabilitação; Paralisia Cerebral.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo de analisar a eficácia da Reabilitação Virtual com foco na prática do Nintendo Wii como estratégia terapêutica no tratamento de indivíduos com Paralisia Cerebral (PC) com grau satisfatório de mobilidade funcional. Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva, voltada para artigos científicos sobre a temática reabilitação virtual com o Nintendo Wii (NW). Foram encontrados 68 artigos científicos, sendo após uma criteriosa avaliação 61 artigos científicos foram excluídos por não se relacionarem o uso no NW na reabilitação de pessoas com PC. Foram selecionados 07 estudos de casos para uma análise comparativa. Verificou-se que a reabilitação virtual, sobretudo, com o NW, demonstra grandes benefícios como recurso terapêutico no tratamento de pacientes com PC, como melhora do equilíbrio, mobilidade funcional e marcha, além de ser uma atividade prazerosa, em que os pacientes apresentam maior satisfação e interesse em participar do tratamento, buscando cada vez mais uma interação entre o paciente e a técnica. Porém faz-se necessária a realização de estudos com maior rigor metodológico, deve-se avaliar especificamente os aspectos neurológicos e sua associação aos procedimentos de intervenção da reabilitação virtual, tais como: duração da intervenção, número de sessões, frequência e tipos de jogos para que haja padronização de protocolos de tratamento a fim de garantir uma maior confiabilidade nos resultados.

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Biografia do Autor

Rhannah Lara Alves Costa, Faculdade Patos de Minas

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Patos de Minas

Publicado
2018-07-25
Como Citar
Alves Costa, R., & Ribeiro, M. (2018). Utilização do Nintendo Wii: Reabilitação Virtual Em Pacientes Com Paralisia Cerebral. Psicologia E Saúde Em Debate, 4(2), 14-24. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V4N2A2
Seção
Estudo Teórico