ANÁLISE DO FILME TECNOLOGIA E INTERNET: Uma reflexão psicológica sobre dependência à luz do filme “Her”

  • Andressa Caroline Dornelas Ruas Faculdade patos de Minas
  • Vania Cristine de Oliveira
Palavras-chave: Dependência tecnológica, Internet, Vício, Adoecimento psicológico

Resumo

Esse trabalho é referente à uma análise de filme, contextualizando os seguintes pontos: impacto que a internet e a tecnologia têm sobre o ser humano; sua relação negativa com a falta de interação e habilidades sociais e como a dependência tecnológica pode afetar as relações afetivas e sociais; sobre o seu avanço devastador e influente, modificando totalmente o mundo atual e como vai contribuir para o futuro. Para a realização desta análise foi utilizado o filme ‘HER’ (ELA)-lançado em fevereiro de 2014, com o gênero drama, romance e ficção cientifica-, bem como artigos do Google acadêmico, Portal Intercom, Scielo e o livro ‘Dependência de internet: Manual e Guia de Avaliação e Tratamento’ (obra escrita em 2011, com o objetivo de refletir acerca das influências psicológicas negativas oriundas dos avanços da tecnologia). Ainda não há um diagnóstico estabelecido para a dependência tecnológica, mas é possível constatar o prejuízo que vem arcando com a vida de muitas pessoas. Esse novo fenômeno deve ser discutido, já que vem chamando atenção de profissionais da área da saúde devido ao seu grande impacto desfavorável na sociedade. Podemos concluir que o uso da tecnologia pode beneficiar se usado de forma moderada, enquanto o uso excessivo pode trazer sérios problemas incluindo o adoecimento mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, C. N., Goes, D. S., Vieira, A. & Chwartzmann, F. Dependência de Internet. In: C.N. Abreu, H. Tavares; Cordás, T. A. Manual clínico dos transtornos do controle dos impulsos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 137-153.

Jonze, S. (Diretor). (2013). Her. [Filme]. IMDb: Warner Bros Pictures.

Pujol, C. C., Alexandre, S., Sokolovsky, A. Karam, R. G. & Spritzer, D. T. (2009). Dependência de Internet: perspectivas em terapia cognitivo-comportamental. Revista Brasileira de Psiquiatria, 31(2), 185-186.

SÁ, G. M. (2012). À frente do computador: a Internet enquanto produtora de dependência e isolamento. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 24, p. 133-147.

Terroso, L. B., & Argimon, I. I. (2016). Dependência de internet e habilidades sociais para adolescentes. Estudos e pesquisas em psicologia, 16(1), 200-219.

Barros, B. M. C., & Roldão, M. L. (2017). A sociedade em rede e as doenças emergentes: uma proposta baseada na utilização excessiva das tecnologias digitais. Revista Sociais e Humanas. 30(1), 21-38.

Yong, K. S., & Abreu, C. N. (2011). Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto alegre: Artmed.

Kohn, K. & Moraes, C. H. (2007). O impacto das novas tecnologias na sociedade:conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. 2007. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 30 (pp. -). Santos, SP

Publicado
2018-12-07
Como Citar
Ruas, A., & Oliveira, V. (2018). ANÁLISE DO FILME TECNOLOGIA E INTERNET: Uma reflexão psicológica sobre dependência à luz do filme “Her”. Psicologia E Saúde Em Debate, 4(3), 1-7. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V4N3A1
Seção
Artigo original