MUTISMO SELETIVO: considerações teóricas e as contribuições da terapia cognitivo-comportamental

Autores

  • Matheus Elias Uninassau
  • Angela Ketlyn de Brito Souza Uninassau Campus Estação Velha
  • Luciene Costa Araújo Morais

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N2A29

Palavras-chave:

Mutismo Seletivo, Infância, Tratamento

Resumo

O Mutismo Seletivo é um transtorno que acomete crianças, caracterizado pela falta de comunicação oral em ambientes de exposição social, sendo principalmente identificado no início do período escolar. Trata-se de um artigo de revisão, com objetivo de analisar na literatura estudos sobre as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental no trabalho com crianças diagnosticadas com Mutismo Seletivo, e a utilização de técnicas eficazes para o tratamento. A revisão da literatura ocorreu através da busca de artigos nas bases de dados: BVS-PSI, Google Acadêmico, PEPSIC e SCIELO. Ao longo desta pesquisa, foram utilizados os descritores e os operadores boleanos: “Mutismo Seletivo” AND “Infância” AND “Terapia Cognitivo-Comportamental” AND “Tratamento”. A partir da revisão foi realizada a leitura crítica dos artigos, sendo selecionados doze periódicos, no período entre 2014 e 2020, no qual os dados foram recolhidos e organizados através de fichamento, até serem analisados e incluídos em informações relevantes para temática. Os resultados encontrados demonstram que, o tratamento de crianças diagnosticadas com Mutismo Seletivo deve ser realizado de forma precoce, considerando os prejuízos sociais e de aprendizagem a ele relacionados. O modelo Cognitivo-Comportamental tem se mostrado eficaz e amparado por métodos e técnicas que auxiliam o tratamento do Mutismo Seletivo e outros transtornos de ansiedade da infância.

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

Elias, M., Ketlyn de Brito Souza, A., & Costa Araújo Morais, L. (2020). MUTISMO SELETIVO: considerações teóricas e as contribuições da terapia cognitivo-comportamental. Psicologia E Saúde Em Debate, 6(2), 443–452. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N2A29

Edição

Seção

Estudo Teórico