SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N2A20

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Ensino, Estresse

Resumo

Este estudo transversal analisou os sintomas de burnout de 146 estudantes de educação física de uma instituição de ensino superior do Paraná, que responderam o Inventário da síndrome de burnout. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentaram escores mais elevados nas dimensões de Ilusão (p=0,006) e Desgaste Psíquico (p=0,001). Os estudantes que não possuem companheiro (a) apresentaram maior escore na dimensão de Culpa (p=0,040). Os estudantes do 1° ano apresentaram maior escore na dimensão de Desgaste Psíquico (p=0,001) e Indolência (p=0,004). Concluiu-se que o sexo, estado civil e o ano do curso parecem ser fatores intervenientes nos sintomas de burnout de estudantes de educação física.

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

Oliveira, D. V. de ., Barbosa Anversa, A. L., Medina do Amaral, J., Pestillo de Oliveira, L., Morais Freire, G. L., de Souza Domingues, L., … Andrade do Nascimento Júnior, J. R. (2020). SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Psicologia E Saúde Em Debate, 6(2), 316–327. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N2A20

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