CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Neusa Esméria da Silva

Palavras-chave:

Supervisor pedagógico, Formação, Professores

Resumo

Introdução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que  desempenhei  a função de supervisora pedagógica  foi possível  sentir e observar  o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão  de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor  pedagógico e  de sua ação na formação continuada  docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Silva, N. E. da. (2018). CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Psicologia E Saúde Em Debate, 4(Suppl1), 61–61. Recuperado de https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407

Edição

Seção

Anais