A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V2EEA2Palavras-chave:
Psicologia, Aprendizagem, EscolaResumo
O presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo.
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