O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: conceitos e métodos de ensino

Autores

  • Rosa de Lima Fonseca Vaz
  • Danielle Ribeiro Ganda

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Métodos

Resumo

Introdução: Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra
que ainda há cerca de 11,3 milhões de analfabetos no Brasil e que o Plano Nacional de Educação
(PNE) determina que ele seja erradicado até o ano de 2024. A aprendizagem da leitura e da escrita
é compreendida como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica
(alfabetização) e outra que diz respeito ao uso social (letramento). A alfabetização é um processo,
e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona
a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Alfabetizar vai além de saber ler e escrever. Deve
haver significado para visão do mundo infantil, fazer com que desperte a curiosidade, o
questionamento, a criatividade, o raciocínio, a associação do conhecimento prévio agregado aos
novos conhecimentos. Neste estudo, destaca-se a necessidade de aprofundar na reflexão a acerca
do processo de alfabetização e letramento. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo fazer
uma revisão bibliográfica sobre a Alfabetização e Letramento, abordando os métodos pedagógicos
voltados à alfabetização mais aplicados no Brasil. Metodologia: Realizou-se uma revisão de
literatura, na qual foram selecionados livros disponíveis na biblioteca da FPM e artigos em português
publicados nas bases de dados eletrônicos como o Google Acadêmico e Scientific Library Online
(Scielo), entre o período de 2009 a 2019. Resultados: Há uma variedade de instrumentos a serem
utilizados na alfabetização, podendo ser através de um método específico, de livros didáticos ou de
princípios teórico-procedimentais que organizam o trabalho pedagógico em torno da alfabetização,
nem sempre filiado a uma vertente teórica explícita ou única. Os métodos se estabelecem em dois
grupos, sintético e analítico. Os sintéticos vão das partes para o todo, abrangendo o método
alfabético (letra), fônico (fonema), e o silábico (sílaba). Os métodos analíticos, por sua vez, vão do
todo para as partes, procurando romper com a decifração. Os métodos globais, de contos de
sentenciação e de palavração são os mais conhecidos. Considerações: Perceber que desenvolver
o processo de alfabetização embasado somente na escolha de um método não é o bastante. É
necessário o respeito pela cultura e a subjetividade do aluno, levando-o a uma visão de mundo e
uma aprendizagem significativa, onde seja alcançado o letramento. Inclusive, pode-se usar mais de
um método, dependendo do contexto e das necessidades específicas do aluno. A teoria/prática, a
avaliação, a reflexão, pesquisa, a experiência do professor e a observância de outros profissionais
são fatores fundamentais que deverão ser usados em busca por um bom resultado no processo de
alfabetização.

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Referências

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Publicado

10-12-2019

Como Citar

Vaz, R. de L. F., & Ganda, D. R. (2019). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: conceitos e métodos de ensino. Psicologia E Saúde Em Debate, 5(Suppl.2), 55–55. Recuperado de https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/582