TRATAMENTO DAS PERTURBAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO E DA INGESTÃO NA ADOLESCÊNCIA – ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores

  • Cláudia Gomes Cano Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Dona Estefânia - Lisboa
  • Sandra Pires Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Dona Estefânia - Lisboa
  • Ana Catarina Serrano Unidade Autónoma Funcional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Garcia de Orta - Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A12

Palavras-chave:

Adolescente, Perturbações da Alimentação e da Ingestão, Terapia Cognitvo Comportamental

Resumo

As perturbações da Alimentação e da Ingestão (PAI) constituem uma das doenças psiquiátricas mais prevalentes e com maior gravidade na adolescência. Por envolverem maioritariamente uma população jovem com potencial compromisso funcional significativo nesta faixa etária e ao longo da vida adulta, as PAI constituem um importante problema de saúde pública. A abordagem cognitivo comportamental tem demonstrado evidência como um dos tratamentos de referência empiricamente validados para todos os tipos de PAI. Este artigo pretende fazer uma revisão narrativa relativamente à evolução das teorias cognitivo-comportamentais sobre as PAI e a abordagem terapêutica com base neste modelo interventivo. A Terapia Cognitivo-Comportamental Potencializada (TCC-P) é o tratamento de escolha para adolescentes com PAI, quando a Terapia Familiar está contraindicada, não é aceite ou não é eficaz. Adicionalmente, reforça-se a importância de uma intervenção precoce nestas patologias, já que os estudos demonstram resultados mais eficazes e num período mais curto de tempo nos pacientes adolescentes comparativamente aos adultos submetidos a TCC-P.

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Publicado

2021-04-13

Como Citar

Cano, C. G., Pires, S., & Serrano, A. C. (2021). TRATAMENTO DAS PERTURBAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO E DA INGESTÃO NA ADOLESCÊNCIA – ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(1), 171–182. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A12

Edição

Seção

Estudo Teórico