UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A21Palavras-chave:
saúde mental, estresse psicológico, desenvolvimento humanoResumo
Este estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis.
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