PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA EM JOVENS PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS COM E SEM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Gabriel Lucas Morais Freire Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-0589-9003
  • Lenamar Fiorese Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sherdson Emanoel da Silva Xavier Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Gustavo Bottega Lunardelli Universidade Estadual de Maringá - UEM https://orcid.org/0000-0002-5288-8449
  • Domingos Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Marcelen Lopes Ribas Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-3836-6967

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A18

Palavras-chave:

Esporte, Desenvolvimento Positivo, Jovens

Resumo

Esta investigação objetivou analisar as percepções de jovens praticantes de modalidades esportivas com e sem deficiência acerca do desenvolvimento de habilidades para vida por meio do esporte, em função do tipo de esporte, sexo, faixa etária e tempo de prática. Participaram da amostra 147 jovens atletas de modalidades olímpicas (n=57) e paralímpicas (n=90), com média de idade de 13.14 ± 1.37 anos e tempo de prática de 7.35± 4.83 anos. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS). A análise de dados foi conduzida por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, t independente e correlação de Pearson (p<0.05). Os praticantes mais experientes obtiveram maiores valores nas dimensões de liderança e comunicação (p<0.05). Na comparação entre os sexos, os meninos obtiveram maior percepção de aprendizagem nas variáveis: estabelecimento de metas, habilidades sociais e habilidades emocionais (p<0.05). Ao comparar as modalidades, os atletas de esportes olímpicos apresentaram diferenças significativas no trabalho em equipe, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle de tempo e comunicação (p<0.05). Conclui-se, com base na concepção de jovens atletas que o esporte pode contribuir com a aprendizagem de características positivas, sendo a prática esportiva no longo prazo um dos possíveis fatores que resultam no êxito deste processo.

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Morais Freire, G. L., Fiorese, L. ., Xavier, S. E. da S. ., Lunardelli, G. B. ., Nascimento, D. R. do . ., Ribas, M. L., & Nascimento Junior, J. R. A. do. (2021). PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA EM JOVENS PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS COM E SEM DEFICIÊNCIA. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(1), 256–267. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A18

Edição

Seção

Artigo original