PANDEMIA DA COVID-19: indicadores do impacto na saúde mental de adolescentes

Autores

  • Bruna Taís Binotto Universidade Feevale
  • Claudia Maria Teixeira Goulart Universidade Feevale
  • Juliana da Rosa Pureza Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N2A13

Palavras-chave:

adolescência, depressão, ansiedade, estresse

Resumo

A pandemia do vírus COVID-19 está impondo grandes mudanças no contexto psicossocial dos países afetados, provocando impactos na população como um todo. Esse trabalho tem como objetivo analisar os níveis de ansiedade, estresse e depressão de adolescentes no contexto da pandemia da COVID-19 e correlacionar os níveis de ansiedade, estresse e depressão com a percepção dos adolescentes sobre os impactos da pandemia em sua vida. O delineamento utilizado foi o quantitativo, correlacional e transversal. A amostra foi composta por 77 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos que aceitaram participar da pesquisa online. Todos os procedimentos éticos foram seguidos e os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, a um questionário composto por perguntas específicas sobre a percepção deles sobre os impactos da pandemia e à escala DASS-21. A análise dos dados evidenciou níveis considerados muito graves e graves de ansiedade em 33,8% dos adolescentes, de depressão em 36,4% e estresse em 36,1%. Esses índices se correlacionaram de forma positiva com sentimento de desamparo no cuidado da saúde mental e a presença de conflitos familiares. A partir desses resultados, entende-se que a pandemia pode ser encarada pelos adolescentes como um período complicado e gerador de sofrimentos, intensificando suas vulnerabilidades e limitando acesso a sistemas de suporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, R. S., Lima, R. C., Crenzel, G. Abranches, C. D. de. (2019). Saúde mental da criança e do adolescente (2a ed.). Barueri, SP: Manole.

American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5 ed.). Porto Alegre: Artmed.

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet (London, England), 395(10227), 912–920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Carvalho, R. G. G. (2015). Future time perspective as a predictor of adolescents’ adaptive behavior in school. School Psychology International, 36(5), 482–497. https://doi.org/10.1177/0143034315601167

Duan, L., Shao, X., Wang, Y., Huang, Y., Miao, J., Yang, X., & Zhu, G. (2020). An investigation of mental health status of children and adolescents in china during the outbreak of COVID-19. Journal of affective disorders, 275, 112–118. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.06.029

Erikson, E. (1987). Identidade: juventude e crise (2a ed.). Rio de Janeiro: Guanabara.

Fegert, J. M., Vitiello, B., Plener, P. L., & Clemens, V. (2020). Challenges and burden of the Coronavirus 2019 (COVID-19) pandemic for child and adolescent mental health: a narrative review to highlight clinical and research needs in the acute phase and the long return to normality. Child and adolescent psychiatry and mental health, 14, 20. https://doi.org/10.1186/s13034-020-00329-3

Fio cruz. (2020). ConVid Adolescentes - Pesquisa de Comportamentos. https://convid.fiocruz.br/.

Golberstein, E., Wen, H., & Miller, B. F. (2020). Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) and Mental Health for Children and Adolescents. JAMA pediatrics, 174(9), 819–820. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2020.1456

Guessoum, S. B., Lachal, J., Radjack, R., Carretier, E., Minassian, S., Benoit, L., & Moro, M. R. (2020). Adolescent psychiatric disorders during the COVID-19 pandemic and lockdown. Psychiatry research, 291, 113264. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113264

Janssen, L., Kullberg, M. J., Verkuil, B., van Zwieten, N., Wever, M., van Houtum, L., Wentholt, W., & Elzinga, B. M. (2020). Does the COVID-19 pandemic impact parents' and adolescents' well-being? An EMA-study on daily affect and parenting. PloS one, 15(10), e0240962. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0240962

Loades, M. E., Chatburn, E., Higson-Sweeney, N., Reynolds, S., Shafran, R., Brigden, A., Linney, C., McManus, M. N., Borwick, C., & Crawley, E. (2020). Rapid Systematic Review: The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Context of COVID-19. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 59(11), 1218–1239.e3. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.05.009

Miliauskas, C. R., & Faus, D. P. (2020). Saúde mental de adolescentes em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30, e300402. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300402

Miranda, D. M de, Silva, B. A. da, Oliveira, A. C. S., & Simoes-E-Silva, A. C. (2020). How is COVID-19 pandemic impacting mental health of children and adolescents?. International journal of disaster risk reduction: IJDRR, 51, 101845. https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2020.101845

Organização Pan-Americana De Saúde. (2018). Folha informativa - Saúde mental dos adolescentes. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folha-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839.

Ornell, F., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. (2020). "Pandemic fear" and COVID-19: mental health burden and strategies. Revista brasileira de psiquiatria, 42(3), 232–235. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Papalia, D. E.; Feldman, R. D. (2013) Desenvolvimento Humano (12a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Rogers, A. A., Ha, T., & Ockey, S. (2021). Adolescents' Perceived Socio-Emotional Impact of COVID-19 and Implications for Mental Health: Results From a U.S.-Based Mixed-Methods Study. The Journal of adolescent health: official publication of the Society for Adolescent Medicine, 68(1), 43–52. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.09.039

Saito, M. I. (2014). Adolescência, cultura, vulnerabilidade e risco: a prevenção em questão. In: Saito, M. I. & Silva, L. E. V. da. Adolescência: prevenção e risco (3. ed). São Paulo: Editora Atheneu.

Schulte-Körne G. (2016). Mental Health Problems in a School Setting in Children and Adolescents. Deutsches Arzteblatt international, 113(11), 183–190. https://doi.org/10.3238/arztebl.2016.0183

Singh, S., Roy, D., Sinha, K., Parveen, S., Sharma, G., & Joshi, G. (2020). Impact of COVID-19 and lockdown on mental health of children and adolescents: A narrative review with recommendations. Psychiatry research, 293, 113429. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113429

Vignola, R. C. B. (2013). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS): Adaptação e Validação para o Português do Brasil. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. Disponível: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/48328/dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rose%20sem%20anexos.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International journal of environmental research and public health, 17(5), 1729. https://doi.org/10.3390/ijerph17051729

Wigg, C. M. D., Coutinho, I. M. F. de A.., Silva, I. C. da, & Lopes, L. B. (2020). The mental health of children and adolescents during the COVID-19 pandemic: a narrative review. Research, Society and Development, 9(9), e704997687. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7687

World Health Organization. Mental health: strengthening our response. https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response.

World Health Organization. (2020). Coronavirus disease (COVID-19): Situation Report – 136. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200604-covid-19-sitrep-136.pdf?sfvrsn=fd36550b_2.

World Health Organization. (2020). Basic Documents: forty-ninth edition (including amendments adopted up to 31 May 2019). https://apps.who.int/gb/bd/.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Binotto, B. T., Goulart, C. M. T., & Pureza, J. da R. (2021). PANDEMIA DA COVID-19: indicadores do impacto na saúde mental de adolescentes. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(2), 195–213. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N2A13

Edição

Seção

Artigo original