IMPLEMENTAÇÃO DE JOGOS NA REABILITAÇÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE FOXP1
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N1A13Palavras-chave:
terapia recreativa, disfunções congénitas, reabilitaçãoResumo
O presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma estratégia de jogo adaptado à reabilitação da função psicomotora numa criança portadora de FOXP1, indo de encontro às necessidades identificadas pelos cuidadores. Participou neste estudo uma criança de 4 anos com síndrome de FOXP1. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com a cuidadora, que foi transcrita e codificada com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Foi ainda implementada a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Posteriormente, prosseguiu-se a testes de implementação adaptada dos jogos analógicos Crazy Cups e Go Go Gelato! e de componentes de um jogo digital. Durante estas sessões realizou-se registo em vídeo para permitir a análise qualitativa e quantitativa do comportamento psicomotor. Os resultados demonstraram que as componentes como os autocuidados, independência fora de casa, mobilidade, socialização e recreação tranquila foram destacados como importantes para a cuidadora, estando modificados por dificuldades marcadas na organização motora e na integração de estímulos. Na implementação dos jogos ocorreram diferenças no número interações entre o jogo analógico e o jogo digital, com destaque para um maior número de interações no jogo digital. Foi ainda percetível uma evolução no número das interações positivas da primeira para a segunda sessão. Este estudo contribuiu para a adaptação de jogos na população pediátrica. A perspetiva do cuidador constitui-se uma ferramenta essencial para desenvolver as dinâmicas do jogo, destacando o controlo do ambiente sensorial.
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