EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIAS: mudanças, desafios e novos hábitos

Autores

  • Luciano Aparecido Pereira Junior UNIFRAN
  • Talisson Roberto Bergamim UNIFRAN
  • João Pedro Pereira Martins UNIFRAN
  • Regina Célia de Souza Beretta UNIFRAN

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A3

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Desenvolvimento Tecnológico.

Resumo

Educar em saúde pode ser um desafio frente a compreensão do que é educação e do que é saúde, e de como estas definições impactam a vida das pessoas. Tanto a saúde, quanto a educação se apresentam como sinônimos de cuidado e só acontecem de forma efetiva com a participação das pessoas. O estudo aqui descrito se propôs a discutir a transversalidade entre a Educação em Saúde e o uso da tecnologia, como uma ferramenta importante, frente às mudanças, hábitos e desafios que permeiam o mundo contemporâneo, além de ressaltar questões que envolvem a qualidade de vida e o estilo de vida das pessoas. A pesquisa foi realizada nas plataformas SciELO, PePSIC e Google Acadêmico, por meio dos descritores em saúde: Educação em Saúde, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Tecnológico. Foram encontrados e selecionados seis artigos sobre a temática. A análise foi realizada por meio da Análise de Conteúdo e do materialism histórico-dialético, enquanto referencial teórico-metodológico. Desta forma, ainda existem falácias na atenção integral à saúde e bem-estar da população, e há uma demanda persistente na criação de redes fortalecidas que favoreçam a atenção à saúde e a proteção social, por meio de um trabalho intersetorial e interdisciplinar, que possa uma sociedade justa, saudável e sustentável.

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Publicado

15-01-2022

Como Citar

Luciano Aparecido Pereira Junior, Talisson Roberto Bergamim, João Pedro Pereira Martins, & Beretta, R. C. de S. . (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIAS: mudanças, desafios e novos hábitos. Psicologia E Saúde Em Debate, 8(1), 29–46. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A3

Edição

Seção

Estudo Teórico