Avaliação

A primeira etapa de avaliação é uma análise do manuscrito pelo Copy Spider. Caso o manuscrito resulte em um percentual maior ou igual a 3% o mesmo é recusado imediatamente. Com resultados menores o mesmo passa para o processo de revisão. Além disso outras verificações de praxe são realizadas, conferindo normas de citação, referencias, etc.

O periódico Psicologia e Saúde em debate realiza o processo de revisão por pares, também chamado de revisão paritária ou arbitragem (peer reviewrefereeing, em inglês), no mecanismo duplo cego (nem o revisor nem o autor sabe a identidade um do outro). Nesse processo o manuscrito submetido é editado para retirada de qualquer identificação dos autores e enviado a um revisor da área que realizará a análise do mesmo e enviará seu parecer ao editor do periódico. Novamente o editor retirará qualquer identificação e enviará as considerações do revisor ao autor do manuscrito sem qualquer identificação do mesmo. A revista conta ainda com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora. 

Não há um prazo pré-determinado para resposta aos autores, porém o periódico se compromete a realizar esse processo no menor tempo possível, e está sempre disponível para esclarecimentos através do e-mail de contato.