O PSICOPEDAGOGO E AS INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Aprendizagem, Dificuldades De Aprendizagem, Intervenção PsicopedagógicaResumo
Introdução: As dificuldades de aprendizagem são muito variadas e encontram-se presentes nos diferentes níveis de ensino causando prejuízos aos alunos e nesse sentido surgem as necessidades de intervenções que podem ser realizadas pelo psicopedagogo. Objetivo: O presente artigo pretende discutir a atuação do psicopedagogo frente aos problemas enfrentados pelas crianças. Metodologia: O presente estudo é uma revisão conceitual da literatura. A literatura investigada mostrou que a dificuldade da aprendizagem é um problema real com o qual professores e psicopedagogos se deparam e que traz transtornos para todos os segmentos em que a criança está inserida: escola, família e sociedade. E que este problema tem se agravado grandemente no decorrer dos anos. Sabe-se que os fatores podem ser internos como também externos. Diante dessa realidade as escolas precisam rever seus pontos de vista em relação aos seus métodos, a forma como o aluno aprende e assim montar estratégias que promovam o aprendizado em parceria com a família, a sociedade, os governantes. Nesse contexto, surge o psicopedagogo como um profissional que busca integrar o educando a sua vida escolar, respeitando sua individualidade, por meio de uma intervenção em suas necessidades educacionais, considerando o educando como o próprio sujeito da aquisição da aprendizagem. Além disso, o psicopedagogo. O psicopedagogo é um intercessor contemplando assim todas as causas destes problemas em busca de facilitar o processo de ensino-aprendizagem diminuindo essas dificuldades em todas as suas facetas: aspectos orgânicos; aspectos cognitivos e aspectos emocionais; aspectos sociais e pedagógicos. Além de também de atuar na prevenção, o psicopedagogo pode auxiliar tanto o aluno quanto o professor realizando atividades que busquem despertar o desenvolvimento do aluno. Considerações: Considera-se nesse estudo que a psicopedagogia é uma ferramenta muito importante que busca sanar as dificuldades de aprendizagem. Entretanto vale ressaltar que ainda é pouco procurada pela escola, pelos educadores e familiares dos alunos com dificuldade, necessitando-se de uma maior conscientização de toda a comunidade escolar.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.