TRATAMENTO DAS PERTURBAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO E DA INGESTÃO NA ADOLESCÊNCIA – ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores

  • Cláudia Gomes Cano Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Dona Estefânia - Lisboa
  • Sandra Pires Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Dona Estefânia - Lisboa
  • Ana Catarina Serrano Unidade Autónoma Funcional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Garcia de Orta - Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A12

Palavras-chave:

Adolescente, Perturbações da Alimentação e da Ingestão, Terapia Cognitvo Comportamental

Resumo

As perturbações da Alimentação e da Ingestão (PAI) constituem uma das doenças psiquiátricas mais prevalentes e com maior gravidade na adolescência. Por envolverem maioritariamente uma população jovem com potencial compromisso funcional significativo nesta faixa etária e ao longo da vida adulta, as PAI constituem um importante problema de saúde pública. A abordagem cognitivo comportamental tem demonstrado evidência como um dos tratamentos de referência empiricamente validados para todos os tipos de PAI. Este artigo pretende fazer uma revisão narrativa relativamente à evolução das teorias cognitivo-comportamentais sobre as PAI e a abordagem terapêutica com base neste modelo interventivo. A Terapia Cognitivo-Comportamental Potencializada (TCC-P) é o tratamento de escolha para adolescentes com PAI, quando a Terapia Familiar está contraindicada, não é aceite ou não é eficaz. Adicionalmente, reforça-se a importância de uma intervenção precoce nestas patologias, já que os estudos demonstram resultados mais eficazes e num período mais curto de tempo nos pacientes adolescentes comparativamente aos adultos submetidos a TCC-P.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Calugi, S, Dalle Grave, R., Sartirana, M, & Fairburn, C. G. (2015) Time to restore body weight in adults and adolescents receiving cognitive behaviour therapy for anorexia nervosa. Journal of Eating Disorders, 3(21) https://doi.org/10.1186/s40337-015-0057-z

Dalle Grave, R. (2019) Cognitive-behavioral therapy in adolescent eating disorders. In: Hebebrand J, Herpertz-Dahlmann B, editors. Eating disorders and obesity in children and adolescents, 111-116. Philadelphia: Elsevier.

Dalle Grave, R., Calugi, S, Doll, H. A., & Fairburn, CG. (2013) Enhanced cognitive behaviour for adolescents with anorexia nervosa: An alternative to family therapy? Behavior Research and Therapy, 51(1), R9-R12. https://doi.org/10.1016/j.brat.2012.09.008

Dalle Grave, R., Calugi, S, Sartirana, M., & Fairburn, CG. (2015) Transdiagnostic cognitive therapy for adolescents with an eating disorder who are not underweight. Behavior Research and Therapy, 73, 79-82. https://doi.org/10.1016/j.brat.2015.07.014

Dalle Grave, R., Eckhardt, S., & Le Grange, D. (2019) A conceptual comparison of family-based treatment and enhanced cognitive behavior therapy in the treatment of adolescents with eating disorders. Journal of Eating Disorders, 7(42). https://doi.org/10.1186/s40337-019-0275-x

Dalle Grave, R., Sartirana, M.,& Calugi, S, (2019) Enhanced cognitive behavioral therapy for adolescents with anorexia nervosa: Outcomes and predictors of change in a real-world setting. Journal of Eating Disorders, 52(9):1042-1046. https://doi.org/10.1002/eat.23122

Fairburn, C. G. (1997a). Eating disorders. In D. M. Clark & C. G. Fairburn (Eds.), Science and practice of cognitive behaviour therapy, 209- 41. Oxford: Oxford University Press.

Fairburn, C. G. (1997b). Interpersonal psychotherapy for bulimia nervosa. In D. M. Garner & P. E. Garfinkel (Eds.), Handbook of treatment for eating disorders, 278-294. New York: Guilford Press.

Fairburn, C.G. (2008) Cognitive behavior therapy and eating disorders. New York: Guilford Press.

Fairburn, C. G., Cooper, Z., & Bohn, K. (2007) The severity and status of eating disorder NOS: implications for DSM-V. Behavior Research and Therapy, 45(8), 1705–15 https://doi.org/10.1016/j.brat.2007.01.010

Fairburn, C. G., Cooper, Z., & O’Connor. (2008) Eating Disorder Examination. In: Fairburn, C. G., editor. Cognitive behavior therapy and eating disorders, 265-308. Guilford Press

Fairburn, C. G., Cooper, Z., & Shafran, R. (2003). Cognitive behaviour therapy for eating disorders: A “transdiagnostic” theory and treatment. Behaviour Research and Therapy, 41, 509-528. https://doi.org/10.1016/S0005-7967(02)00088-8

Hay, P., & Morris, J. (2016). Eating disorders. In Rey JM (ed), IACAPAP e-Textbook of Child and Adolescent Mental Health. Geneva: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions 2016.

Lock, J. & Fitzpatrick, K. K. (2009). Advances in Psychotherapy for Children and

Adolescents with Eating Disorders. American Journal of Psychotherapy, 63(4), 287-303. https://doi.org/10.1176/appi.psychotherapy.2009.63.4.287

Murphy, R., Straebler, S., Cooper, Z., & Fairburn, C. G. (2010). Cognitive Behavioral Therapy for Eating Disorders. The Psychiatric Clinics of North America, 33(3), 611-627. https://doi.org/10.1016/j.psc.2010.04.004

National Guideline Alliance (UK). (2017) Eating Disorders: Recognition and Treatment. London: National Institute for Health and Care Excellence (UK); (NICE Guideline, No. 69).

Vaz, A.R., Conceição, E. M., & Machado, P. P. P. (2009). A abordagem cognitivo-comportamental no tratamento das perturbações do comportamento alimentar. Análise Psicológica, 2 (XXVII), 189-197.

Williamson, D. A., White, M. A., Yorke-Crowe, E., & Stewart, T. M. (2004). Cognitive-Behavioral Theories of Eating Disorders. Behavior Modification, 28 (6), 711-738 https://doi.org/10.1177/0145445503259853

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

Cano, C. G., Pires, S., & Serrano, A. C. (2021). TRATAMENTO DAS PERTURBAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO E DA INGESTÃO NA ADOLESCÊNCIA – ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(1), 171–182. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A12

Edição

Seção

Estudo Teórico