PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA EM JOVENS PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS COM E SEM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Gabriel Lucas Morais Freire Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-0589-9003
  • Lenamar Fiorese Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sherdson Emanoel da Silva Xavier Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Gustavo Bottega Lunardelli Universidade Estadual de Maringá - UEM https://orcid.org/0000-0002-5288-8449
  • Domingos Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Marcelen Lopes Ribas Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-3836-6967

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A18

Palavras-chave:

Esporte, Desenvolvimento Positivo, Jovens

Resumo

Esta investigação objetivou analisar as percepções de jovens praticantes de modalidades esportivas com e sem deficiência acerca do desenvolvimento de habilidades para vida por meio do esporte, em função do tipo de esporte, sexo, faixa etária e tempo de prática. Participaram da amostra 147 jovens atletas de modalidades olímpicas (n=57) e paralímpicas (n=90), com média de idade de 13.14 ± 1.37 anos e tempo de prática de 7.35± 4.83 anos. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS). A análise de dados foi conduzida por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, t independente e correlação de Pearson (p<0.05). Os praticantes mais experientes obtiveram maiores valores nas dimensões de liderança e comunicação (p<0.05). Na comparação entre os sexos, os meninos obtiveram maior percepção de aprendizagem nas variáveis: estabelecimento de metas, habilidades sociais e habilidades emocionais (p<0.05). Ao comparar as modalidades, os atletas de esportes olímpicos apresentaram diferenças significativas no trabalho em equipe, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle de tempo e comunicação (p<0.05). Conclui-se, com base na concepção de jovens atletas que o esporte pode contribuir com a aprendizagem de características positivas, sendo a prática esportiva no longo prazo um dos possíveis fatores que resultam no êxito deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ato, M., Lopez, J. J., & Benavente, A. (2013). A classification system for research designs in psychology. Anales de Psicología,29(3),1038-1059. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

Bruner, M. W., Balish, S. M., Forrest, C., Brown, S., Webber, K., Gray, E., ... & Shields, C. A. (2017). Ties that bond: Youth sport as a vehicle for social identity and positive youth development. Research quarterly for exercise and sport, 88(2), 209-214. https://doi.org/10.1080/02701367.2017.1296100.

Camiré, M., & Santos, F. (2019). Promovendo o desenvolvimento positivo dos jovens e habilidades para a vida no esporte juvenil: desafios e oportunidades em meio ao aumento da profissionalização. Journal of Sport Pedagogy & Research , 5 (1), 27-34.

Camiré, M., Trudel, P., & Forneris, T. (2012). Coaching and transferring life skills: Philosophies and strategies used by model high school coaches. The sport psychologist, 26(2), 243-260. https://doi.org/10.1123/tsp.26.2.243

Ciocanel, O., Power, K., Eriksen, A., & Gillings, K. (2017). Effectiveness of positive youth development interventions: A meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of youth and adolescence, 46(3), 483-504. doi: 10.1111 / j.1467-8624.1997.tb04233.x .

Côté, J., Turnnidge, J., & Evans, M. B. (2014). The dynamic process of development through sport. Kinesiologia Slovenica, 20(3). DOI:1318-2269

Cronin, L. D., & Allen, J. (2017). Development and initial validation of the Life Skills Scale for Sport. Psychology of Sport and Exercise, 28, 105-119. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2016.11.001

Cronin, L. D., & Allen, J. (2018). Examining the relationships among the coaching climate, life skills development and well-being in sport. International journal of sports science & coaching, 13(6), 815-827.https://doi.org/10.1177/1747954118787949

Cronin, L., Marchant, D., Allen, J., Mulvenna, C., Cullen, D., Williams, G., & Ellison, P. (2019). Students’ perceptions of autonomy-supportive versus controlling teaching and basic need satisfaction versus frustration in relation to life skills development in PE. Psychology of Sport and Exercise, 44, 79-89.https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2019.05.003

Cronin, L., Marchant, D., Allen, J., Mulvenna, C., Cullen, D., Williams, G., & Ellison, P. (2019). Students’ perceptions of autonomy-supportive versus controlling teaching and basic need satisfaction versus frustration in relation to life skills development in PE. Psychology of Sport and Exercise, 44, 79-89.https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2019.05.003

Eime, R. M., Young, J. A., Harvey, J. T., Charity, M. J., & Payne, W. R. (2013). A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for children and adolescents: informing development of a conceptual model of health through sport. International journal of behavioral nutrition and physical activity, 10(1), 1-21. https://doi.org/10.1186/1479-5868-10-98

Franco, G. D. R., & Rodrigues, M. C. (2018). Autoeficácia e desenvolvimento positivo dos jovens: Uma revisão narrativa da literatura. Trends in Psychology, 26(4), 2267-2282.http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.4-20pt

Freire, G. L. M., de Souza Neto, A. C., da Cruz Santos, M., Tavares, J. E. T., de Oliveira, D. V., & do Nascimento Junior, J. R. A. (2020). Desenvolvimento de habilidades para vida em adolescentes praticantes de esportes individuais. Research, Society and Development, 9(8), e154985557-e154985557.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5557

Freire, G. L. M., de Souza Neto, A. C., da Cruz Santos, M., Tavares, J. E. T., de Oliveira, D. V., & do Nascimento Junior, J. R. A. (2020). Desenvolvimento de habilidades para vida em adolescentes praticantes de esportes individuais. Research, Society and Development, 9(8), e154985557-e154985557.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5557

Gomez-Baya, D. (2018, April). Desenvolvimento positivo da juventude e desempenho académico em uma amostra de jovens espanhóis= Positive Youth Development and Academic Performance in a Sample of Spanish Young People. In Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (No. 9, pp. 226-227).https://doi.org/10.9788/tp2018.4-20pt

Larson, R. W. (2000). Toward a psychology of positive youth development. American psychologist, 55(1), 170.https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.170

Malta, M., Cardoso, L. O., Bastos, F. I., Magnanini, M. M. F., & Silva, C. M. F. P. D. (2010). STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Revista de saude publica, 44, 559-565. DOI:10.1016/S0025-7753(05)72203-X

Mossman, G. J., & Cronin, L. D. (2019). Life skills development and enjoyment in youth soccer: The importance of parental behaviours. Journal of sports sciences, 37(8), 850-856.https://doi.org/10.1080/02640414.2018.1530580

Nascimento-Junior, J. R. A. D., Fortes, L. D. S., Freire, G. L. M., Oliveira, D. V. D., Fiorese, L., & Cronin, L. D. (2020). Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Life Skills Scale for Sport. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 24(1), 11-24.https://doi.org/10.1080/1091367X.2019.1647208

Paína, D. M., Fechio, J. J., Peccin, M. S., & da Costa Padovani, R. (2018). Avaliação da qualidade de vida, estresse, ansiedade e coping de jogadores de futebol de campo da categoria sub-20. Contextos Clínicos, 11(1), 97-105.https://doi.org/10.4013/ctc.2018.111.08

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano. Artmed editora. DOI:978-85-8055-217-1

Pierce, S., Gould, D., & Camiré, M. (2017). Definition and model of life skills transfer. International review of sport and exercise psychology, 10(1), 186-211. https://doi.org/10.1080/1750984X.2016.1199727

Weiss Ferraz de Oliveira, A., Kerkoski, M. J., Marchi Júnior, W., & Cabral Bonin Maoski, A. P. (2020). Metodologias facilitadoras na Educação Física: objetivando o desenvolvimento social eo autodomínio emocional. Educación Física y Ciencia, 22.https://doi.org/10.24215/23142561e131

Yazicioglu, K., Yavuz, F., Goktepe, A. S., & Tan, A. K. (2012). Influence of adapted sports on quality of life and life satisfaction in sport participants and non-sport participants with physical disabilities. Disability and health Journal, 5(4), 249-253. https://doi.org/10.1016/j.dhjo.2012.05.003.

Downloads

Publicado

06-05-2021

Como Citar

Morais Freire, G. L., Fiorese, L. ., Xavier, S. E. da S. ., Lunardelli, G. B. ., Nascimento, D. R. do . ., Ribas, M. L., & Nascimento Junior, J. R. A. do. (2021). PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA EM JOVENS PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS COM E SEM DEFICIÊNCIA. Psicologia E Saúde Em Debate, 7(1), 256–267. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A18

Edição

Seção

Artigo original