PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA EM JOVENS PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS COM E SEM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A18Palavras-chave:
Esporte, Desenvolvimento Positivo, JovensResumo
Esta investigação objetivou analisar as percepções de jovens praticantes de modalidades esportivas com e sem deficiência acerca do desenvolvimento de habilidades para vida por meio do esporte, em função do tipo de esporte, sexo, faixa etária e tempo de prática. Participaram da amostra 147 jovens atletas de modalidades olímpicas (n=57) e paralímpicas (n=90), com média de idade de 13.14 ± 1.37 anos e tempo de prática de 7.35± 4.83 anos. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS). A análise de dados foi conduzida por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, t independente e correlação de Pearson (p<0.05). Os praticantes mais experientes obtiveram maiores valores nas dimensões de liderança e comunicação (p<0.05). Na comparação entre os sexos, os meninos obtiveram maior percepção de aprendizagem nas variáveis: estabelecimento de metas, habilidades sociais e habilidades emocionais (p<0.05). Ao comparar as modalidades, os atletas de esportes olímpicos apresentaram diferenças significativas no trabalho em equipe, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle de tempo e comunicação (p<0.05). Conclui-se, com base na concepção de jovens atletas que o esporte pode contribuir com a aprendizagem de características positivas, sendo a prática esportiva no longo prazo um dos possíveis fatores que resultam no êxito deste processo.
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