ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA E SINTOMAS DE BURNOUT EM ESCOLARES PRATICANTES DE ESPORTES
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A19Palavras-chave:
Competição, Adolescentes, Psicologia do esporteResumo
Este estudo transversal teve como objetivo comparar a ansiedade pré-competitiva e os sintomas de burnout de adolescentes participantes dos Jogos Escolares de Arapiraca-AL de acordo com a faixa etária e tempo de prática. Participaram da pesquisa 120 jovens adolescentes (101 meninos e 19 meninas) participantes das modalidades de futsal (n=94) e handebol (n=26) nos Jogos Escolares de Arapiraca-AL no ano de 2020. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2R) e o Questionário de Burnout para Atletas (ABQ). A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e “U” de Mann-Whitney (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que os adolescentes apresentaram escore superior de autoconfiança (Md = 5,00), seguidos de ansiedade cognitiva (Md = 3,20) e ansiedade somática (Md = 2,83). Em relação ao burnout, observou-se escore superior na dimensão de reduzido senso de realização (Md = 2,83), seguido das dimensões de exaustão física e emocional (Md = 2,50) e desvalorização esportiva (Md = 2,14). Não foi encontrada diferença significativa (p > 0,05) na comparação das dimensões de ansiedade pré-competitiva e de burnout de acordo com o tempo de prática (Tabela 3). Concluiu-se que a idade e o tempo de prática não foram intervenientes nos sintomas de ansiedade pré-competitiva e de burnout dos adolescentes participantes dos Jogos Escolares.
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