SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: entrevista aos professores das escolas primárias da cidade de Nampula-Moçambique

Autores

  • Rosário Martinho Sunde Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A14

Palavras-chave:

Saúde mental, Professores, Pandemia da Covid-19, Escolas Primárias, Moçambique

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa transversal com recurso a entrevista semiestruturada cujo objetivo foi de avaliar os impactos da pandemia na saúde mental dos professores das escolas primárias da cidade de Nampula, em Moçambique. Todos os participantes foram contactados com antecedência (com ajuda de um colaborador) e apresentados o termo de consentimento livre e esclarecido. As entrevistas foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013). Os resultados indicam que a pandemia da Covid-19 afetou grandemente a saúde mental dos professores e de toda comunidade escolar. Os entrevistados relataram experiências de ansiedade e medo entre alunos, professores e outros utentes no retorno das aulas presenciais durante a pandemia. No entanto, apesar de muitos profissionais de psicologia (psicologia escolar, psicologia educacional, psicologia social e das organizações, psicologia clínica e áreas afins) que muitas universidades moçambicanas têm formado anualmente as escolas não usufruem seus serviços sendo que muitos deles são alocados como professores em diferentes classes e às vezes, fora do seu raio de atuação. Pela complexidade dos problemas emocionais e afetivos que tem se registrado nas escolas sugere-se assim que o sistema de ensino junto às escolas implemente serviços de apoio psicológico para a promoção do bem-estar e da saúde mental da comunidade escolar e da população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azungah, T. (2018). Qualitative research: deductive and inductive approaches to data analysis. Qualitative Research Journal, 18(4), 383-400. doi: 10.1108/QRJ/D-18-00035.

Brasil, Minsitério da Saúde- Fundação Oswaldo Cruz (2021). Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19, Versão atualizada. FIOCRUZ, https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/recomendacoes_2021-08.pdf

Brasil, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (2020). Orientações da OMS para prevenção da COVID-19. https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/

Duarte, R. (2002). Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, (115), 139–154.doi:10.1590/s0100-15742002000100005.

Gray, D. E. (2012). Pesquisa do mundo real. Porto Alegre, RS: Penso.

Guambe, J.J.J. (2020). Efeitos da Pandemia de Covid19 sobre o turismo na África subsaariana e em Moçambique. AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos, v.03, n.03. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/abeafrica/article/view/35455> Acesso em 25 nov. 2021.

Moçambique, Presidência da República (2021). Decreto n.º 17/2021: Revê as medidas para a contenção da propagação da pandemia da COVID-19, enquanto durar a Situação de Calamidade Pública, aprovadas pelo Decreto n.º 7/2021, de 5 de março. Maputo, República de Moçambique, Terça-feira, 6 de abril de 2021, I SÉRIE — Número 65.

Organização Mundial da Saúde?-OMS (2020). Atualização Oficial COVID-19; Informações e esclarecimentos oficiais do governo sobre a COVID-19. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875, acesso 5 de maio de 2020.

Saldaña, J. (2013). The Coding Manual of Qualitative Researchers. London, SAGE Publishing, Publications Ltd. 2ed. London EC1Y 1SP, 2013.

Sunde, R. M. (2021a). Impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC, 5(2), 33-46. doi: 10.17058/psiunisc.v5i2.16348

Sunde, R. M. (2021b). Ansiedade e medo de contaminação pelo vírus da covid-19: sessões de terapia cognitivo-comportamental. Revista Científica Suwelani, v. 4, n.1, p. 164-184.

Sunde, R.M. (2019). Consumo de drogas pelos adolescentes nas escolas moçambicanas: estratégias de intervenção psicossocial. Pouso Alegre: Argumentos Pró-Educação, v. 4, n. 10, p. 882-900. jan.-abr., 2019. http://dx.doi.org/10.24280/ape.v4i10.470

Sunde, R. M., Júlio, Ó. A., Nhaguaga, M. A. F. (2020). O Ensino Remoto em Tempos da Pandemia da Covid-19: Desafios e Perspectivas. Epistemologia E Práxis Educativa - EPEduc, 3(3). doi: 10.26694/epeduc.v3i3.11176

Downloads

Publicado

21-06-2022

Como Citar

Sunde, R. M. (2022). SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: entrevista aos professores das escolas primárias da cidade de Nampula-Moçambique. Psicologia E Saúde Em Debate, 8(1), 238–250. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A14

Edição

Seção

Artigo original