SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: entrevista aos professores das escolas primárias da cidade de Nampula-Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A14Palavras-chave:
Saúde mental, Professores, Pandemia da Covid-19, Escolas Primárias, MoçambiqueResumo
Esta é uma pesquisa qualitativa transversal com recurso a entrevista semiestruturada cujo objetivo foi de avaliar os impactos da pandemia na saúde mental dos professores das escolas primárias da cidade de Nampula, em Moçambique. Todos os participantes foram contactados com antecedência (com ajuda de um colaborador) e apresentados o termo de consentimento livre e esclarecido. As entrevistas foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013). Os resultados indicam que a pandemia da Covid-19 afetou grandemente a saúde mental dos professores e de toda comunidade escolar. Os entrevistados relataram experiências de ansiedade e medo entre alunos, professores e outros utentes no retorno das aulas presenciais durante a pandemia. No entanto, apesar de muitos profissionais de psicologia (psicologia escolar, psicologia educacional, psicologia social e das organizações, psicologia clínica e áreas afins) que muitas universidades moçambicanas têm formado anualmente as escolas não usufruem seus serviços sendo que muitos deles são alocados como professores em diferentes classes e às vezes, fora do seu raio de atuação. Pela complexidade dos problemas emocionais e afetivos que tem se registrado nas escolas sugere-se assim que o sistema de ensino junto às escolas implemente serviços de apoio psicológico para a promoção do bem-estar e da saúde mental da comunidade escolar e da população em geral.
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