LEITURAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR PERANTE O PROJETO CONTEMPORÂNEO DE EDUCAÇÃO DE DELORS
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A20Palavras-chave:
Violência Escolar, Educação, Projeto ContemporâneoResumo
O relatório de Delors (1998) tem uma proposta mundial de as escolas cumprirem uma missão de se adaptarem a quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A partir do relatório de Delors, aqui denominado de projeto contemporâneo de educação, observa-se que as novas configurações de ensino escolar atuais vêm preparando os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho e para desenvolver habilidades de convivência, trabalho em grupo e em equipe, para posteriormente, desenvolver essas habilidades junto a atividades laborativas profissionais. Convém, analisar essa proposta generalista e seus impactos no Brasil, bem como se este relatório estaria diretamente relacionado com a violência escolar. Diante disso, este ensaio tem como proposta refletir criticamente sobre ele a partir da psicologia e duas técnicas (escuta e trabalho com grupos) que o psicólogo dispõe para uma análise comparativa de modelos.
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