LEITURAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR PERANTE O PROJETO CONTEMPORÂNEO DE EDUCAÇÃO DE DELORS

Autores

  • Lucas Carolino União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa - UNISEPE

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A20

Palavras-chave:

Violência Escolar, Educação, Projeto Contemporâneo

Resumo

O relatório de Delors (1998)  tem uma proposta mundial de as escolas cumprirem uma missão de se adaptarem a quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A partir do relatório de Delors, aqui denominado de projeto contemporâneo de educação, observa-se que as novas configurações de ensino escolar atuais vêm preparando os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho e para desenvolver habilidades de convivência, trabalho em grupo e em equipe, para posteriormente, desenvolver essas habilidades junto a atividades laborativas profissionais. Convém, analisar essa proposta generalista e seus impactos no Brasil, bem como se este relatório estaria diretamente relacionado com a violência escolar. Diante disso, este ensaio tem como proposta refletir criticamente sobre ele a partir da psicologia e duas técnicas (escuta e trabalho com grupos) que o psicólogo dispõe para uma análise comparativa de modelos. 

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Publicado

12-04-2022

Como Citar

Carolino, L. (2022). LEITURAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR PERANTE O PROJETO CONTEMPORÂNEO DE EDUCAÇÃO DE DELORS. Psicologia E Saúde Em Debate, 8(1), 345–362. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A20

Edição

Seção

Estudo Teórico