PSICOMOTRICIDADE E PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A21

Palavras-chave:

Práxis Psicomotora, Desempenho Psicomotor, Pensamento Complexo, Análise da Complexidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a importância de incorporar o paradigma da complexidade no pensamento psicomotor que envolve em si diferentes quadros epistêmicos. Realiza-se uma descrição do pensamento simplificador que reduz e fragmenta as diferentes áreas do conhecimento, por oposição ao pensamento complexo que as integra de forma sistêmica e, concomitantemente, apresenta-se uma reflexão sobre as suas possíveis influências na fundamentação da psicomotricidade como práxis na área da saúde. Conclui-se que o pensamento complexo se revela útil na fundamentação transdisciplinar da psicomotricidade e estruturador da práxis psicomotora, para ir ao encontro das necessidades, especificidade e desempenho psicomotor de cada ser humano.

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Biografia do Autor

Jorge Fernandes, Universidade de Évora

Professor do curso de Reabilitação Psicomotora e do mestrado em Psicomotricidade – Departamento de Desporto e Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano – Universidade de Évora

Guida Veiga, Universidade de Évora

Professora do curso de Reabilitação Psicomotora e do mestrado em Psicomotricidade – Departamento de Desporto e Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano – Universidade de Évora

Paulo Gutierres Filho, Universidade de Brasília

Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós Graduação em Educação Física – Faculdade de Educação Física (FEF) – Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

12-04-2022

Como Citar

Fernandes, J., Veiga, G., & Gutierres Filho, P. (2022). PSICOMOTRICIDADE E PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Psicologia E Saúde Em Debate, 8(1), 363–377. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A21

Edição

Seção

Estudo Teórico