A CONTRIBUICAO DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA INDIVIDUOS COM SINDROME DE DOWN
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Capoeira, Desenvolvimento PsicomotorResumo
Introdução: A síndrome de Down (SD) é uma anomalia congênita, presente em todas as classes sociais, raças e nacionalidades. O indivíduo com tal patologia carrega características dos pais e provenientes da síndrome. A síndrome acontece por alterações cromossômicas envolvendo o par do cromossomo 21, que se apresenta em trissomia, ocasionando alterações físicas e mentais. A capoeira é considerada um importante recurso metodológico para se aplicar nas atividades físicas para pessoas com SD, pois ela desenvolve força, melhora os tônus muscular, permite maior agilidade, flexibilidade e ampliação dos movimentos e também se diferencia como atividade cardiovascular. A Capoeira pode ser apresentada de várias formas oferecendo ao praticante escolher dentre as várias linhas de sua abundante fonte de recursos como dança, esporte, luta, cultura, jogo, música dentre outros. Objetivo: Descrever os benefícios da capoeira para melhora do desenvolvimento psicomotor de indivíduos com síndrome de Down e objetivos específicos. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa literária, com utilização de artigos publicados em bases on-line de dados científicos (Google Acadêmico, Lilacs e Scielo). Para a seleção das fontes destacam-se materiais que abordam a Síndrome de Down, a Capoeira e o desenvolvimento psicomotor das pessoas com SD. A coleta de dados foi realizada de março a outubro de 2018, utilizando-se de artigos publicados de 1983 a 2013. Considerações finais: Na literatura é possível perceber que a capoeira tem como característica a mistura de prática corporal com música e dança, aliando movimentos que envolvem condicionamento aeróbio, força, coordenação motora, destreza, dentre outros e que influenciam positivamente no desenvolvimento dos indivíduos com Síndrome de Down. Neste estudo, pode-se perceber que a capoeira pode trazer benefícios na fala, no rendimento e comportamento escolar, postura, marcha, além do convívio interpessoal. Diversos autores pesquisados, demonstram a importância da capoeira como atividade de estímulo ao desenvolvimento psicomotor, o que é comprovado em escolas onde educadores enfatizam-na como instrumento de estimulação para alunos com Síndrome de Down, consideram-na extremamente positiva nesse sentido.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.