OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência

Autores

  • Carolina de Fátima Tse Universidade Metodista de São Paulo
  • Glauber Moreira Universidade Metodista de São Paulo
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia Universidade Católica de Santos/Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A49

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Inteligência, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

O processo de aprendizagem envolve complexas variáveis que podem ser discutidas a partir das mais diversas perspectivas. Dificuldades enfrentadas nesse percurso comumente são atribuídas, por pais e professores, a problemas de comportamento, desatenção, descaso diante dos estudos, entre outras. No entanto, a prática diagnóstica clínica em casos de queixa escolar, muitas vezes identifica que as crianças dispõem de bom nível intelectual, mesmo com desempenho escolar insatisfatório. Assim, o objetivo desse estudo foi relacionar o desempenho escolar com o nível de inteligência em alunos de uma unidade pública de ensino fundamental I. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e de corte transversal, que contou com uma amostra de 180 crianças com idades entre 7 anos e 11 anos e 11 meses, do ensino fundamental de uma escola pública da região do Grande ABC-SP. Foram utilizados como instrumentos o Teste do Desempenho Escolar (TDE) e o Teste Não-verbal de Inteligência (R2), aplicados coletivamente. Os resultados indicaram que cerca de 85% das crianças apresentaram baixo desempenho escolar, ao mesmo tempo que 81% das crianças obtiveram scores na média ou acima dela no que se refere ao nível de inteligência. Esses dados apontam que, apesar de inteligentes, o desempenho escolar se apresentou comprometido. Os resultados articularam o entorno, os fatores sociais, políticos, econômicos e a própria instituição como fatores fundantes dessa problemática. Desse modo, é possível refletir que nos processos de aprendizagem não considera-se apenas os níveis de inteligência, fatores orgânicos ou déficits intelectuais, mas um olhar para a instituição e a singularidade dessas crianças que tem seu desempenho acadêmico prejudicado e, por conseguinte, apresentaram severas dificuldades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Carolina de Fátima Tse, Universidade Metodista de São Paulo

Professora do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodsita de São Paulo. Psicóloga clínica.

Glauber Moreira, Universidade Metodista de São Paulo

Professor do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodsita de São Paulo. Psicólogo clínico.

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Publicado

09-12-2023

Como Citar

Tse, C. de F., Moreira, G., & Avoglia , H. R. C. (2023). OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(2), 871–883. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A49

Edição

Seção

Artigo original