Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Estou enviando, separadamente, a folha de rosto com os dados dos autores (conforme template da revista nas diretrizes). Meu manuscrito não possui qualquer identificação que possibilite ao avaliador me identificar.
  • O artigo está nos moldes do template da revista (Veja os templates em "Normas e Submissão"). Se está enviando seu TCC, monografia, dissertação ou tese para publicação, tenha certeza que o mesmo está seguindo este template. Retire todas as páginas que não fazem parte do artigo (capa, contracapa, agradecimentos, etc.).
  • Se está enviando as correções de um artigo já submetido, não crie uma nova submissão! Entre no seu painel de controle do site e envie o arquivo corrigido dentro da mesma submissão. Para isso, entre na sua submissão e dentro do campo "Avaliações" clicar em "Enviar arquivo".
  • Atenção ao cadastrar os autores. Todos os autores devem ser cadastrados corretamente, com nome, filiação e endereço para correspondência. Uma vez submetido o artigo, não será possível cadastrar autores adicionais.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF dentro do template da revista. O link para o arquivo de template da revista encontra-se nas "Diretrizes para autores".
  • O DOI das referências foram informados quando possível, ou a URL de acesso das mesmas.
  • O texto está em espaço 1,5 no texto 1,0 no resumo e nas referências bem como notas de rodapé; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Me comprometo a realizar o pagamento da taxa assim que houver um parecer positivo para o artigo. Estou ciente que caso não seja feito o pagamento o meu artigo será desconsiderado a prior da publicação.
  • Verifiquei o manuscrito do artigo com o software copyspider e a porcentagem de plágio é menor ou igual que 3%.
  • Estou incluindo o parecer de aprovação da minha pesquisa (para o caso de artigos originais e relatos de experiência) no Comitê de ética responsável ou órgão similar do meu país.

Diretrizes para Autores

O cadastro do ORCID deve ser feito pelo autor que está submetendo o artigo, não é possível que os editores façam essa atribuição pelos autores. Se tiver dificuldades para atribuir seu ORCID, siga esse guia aqui.

 

1 Apresentação

O autor encarregado das correspondências deve ser claramente definido.

A revista aceita artigos escritos nos idiomas português brasileiro, espanhol e inglês. Os manuscritos devem ser preparados de acordo com o padrão de estilo indicado abaixo. Os editores reservam-se ao direito de ajustar o estilo, caso os ajustes sejam pequenos, para manter o padrão de uniformidade. Em caso da necessidade de ajustes complexos o manuscrito será devolvido aos autores para as devidas correções.

Clique aqui para acessar o Fluxograma de Publicação da revista.

TODAS AS CORREÇÔES DEVEM SER ENVIADAS EM ATÉ 15 DIAS CORRIDOS, AO QUAL, CASO NÃO SEJA ENVIADAS, A SUBMISSÃO SERÁ ARQUIVADA.

A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Toda submissão deve estar de acordo com as diretrizes  básicas para a integridade na atividade científica publicado pelo CNPq: leia aqui.

 

 2 Escopo para Submissão em Categorias

- Obrigatoriamente as submissões devem conter em sua temática uma articulação com o campo da Psicologia e suas áreas afins. 

O artigo deve se encaixar em uma das seguintes seções: 

  • Estudo Teórico: Discussão de temas e problemas fundamentados teoricamente, envolvendo reflexão crítica e indicação avanços científicos no estado da arte a ele associado. É necessário conter: resumo, introdução, desenvolvimento (seções de texto), conclusão ou considerações finais, referências e quando for o caso incluir também: método, resultados e discussão. Devem ser escritos entre 10 e 25 laudas, não considerando resumos e referências;

Clique aqui para baixar o template para estudos teóricos. (é necessário baixar o template e editá-lo no computador)

  • Relato de Caso e/ou Experiência: Relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento psicológico, e que demonstrem contribuições para a melhoria de práticas profissionais em Psicologia. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Devem ser escritos entre 15 e 20 laudas, não considerando resumos e referências. A descrição da metodologia deve evidenciar o número do parecer de aprovação de Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) envolvendo seres humanos;

Clique aqui para baixar o template para relatos de caso e/ou experiência. (é necessário baixar o template e editá-lo no computador)

  • Artigo Original: Investigação original, de relevância científica, baseadas em estado da arte e dados empíricos, observando os fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. É importante que seja explicitada a contribuição da pesquisa para a produção do conhecimento em Psicologia. É necessário conter: introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais. Devem ser escritos entre 10 e 25 laudas, não considerando resumos e referências A descrição da metodologia deve evidenciar o número do parecer de aprovação de Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) envolvendo seres humanos;

Clique aqui para baixar o template para artigos originais (pesquisa de campo).(é necessário baixar o template e editá-lo no computador)

  • Resenhas: Apresente a síntese e crítica sobre um trabalho científico já publicado, livro ou filme, devendo tomar por 4 a 10 laudas e referências. Serão aceitos para análise resenhas de obras com até 2 anos de lançamento, porém, exceções poderão ser analisadas pelos editores caso seja comprovada a importância da resenha pelos autores. O periódico reserva uma quota de no máximo 25% de uma edição composta por resenhas, aquelas aceitas acima dessa quota, ficam pendentes para a próxima edição. O corpo editorial se ausenta da responsabilidade em caso de demora de publicação desse formato de manuscrito.

Clique aqui para baixar o template para resenhas. (é necessário baixar o template e editá-lo no computador)

 

 3 Preparação De Manuscritos

Deve-se seguir o template da revista para preparar o manuscrito. O manuscrito não deve possuir nenhuma identificação dos autores. Manuscritos enviados fora do template da revista serão recusados. (Ver acima em "Escopo")

Um artigo original deve conter os seguintes itens:

Folha de rosto (enviado em um arquivo separadamente) Clique aqui para baixar o template da folha de rosto.

  1. A página de rosto deverá ser submetida em arquivo separado (*.doc ou *.docx) e anexado na seção de Transferência de Documentos, durante o processo de submissão, e deverá conter o título do artigo em português e inglês, com o nome do(s) autor(es) e seus respectivos endereços eletrônicos, departamentos, centros e IES e, no rodapé da página deve-se mencionar o endereço completo (inclusive e-mail) do autor para correspondência. Observar que unicamente nesta página conste a identificação dos autores, para o devido sigilo e imparcialidade.
  2. Título com no máximo 3 linhas ou 16 palavras. (em português e inglês)
  3. Nome completo dos autores - apenas aqueles com participação substancial na condução da pesquisa e edição do manuscrito. O número aconselhado de autores é de 6 (seis) autores embora em casos especiais poderá ser aceito artigos com número de autores superior a esse. O corpo editorial reserva o direito de requisitar a redução do número de autores.
  4. Afiliação institucional de cada autor, referenciada a cada autor pelo uso de número em sobrescrito.
  5. Nome do autor para correspondência, endereço, telefone e e-mail (indicar também um e-mail alternativo)
  6. Citar agências de fomento e agradecimentos especiais, se for o caso.

 Manuscrito (enviado em outro arquivo separadamente)

  • Resumo
  1. Mínimo 100 e máximo 250 palavras, incluindo números, abreviações e símbolos.
  2. O resumo deve ser estruturado em: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão (mas não deve ser dividido em seções).
  3. O resumo deve ser estruturado em: objetivos, método, resultados e conclusão (mas não deve ser dividido em seções).
  4. Não é permitido o uso de citações no resumo.
  5. É também requerido, um resumo em Inglês (Abstract) e um resumo em Espanhol (Resumen). Recomenda-se um tradutor especializado, pois a má qualidade do Abstract e/ou do Resumen pode provocar a recusa do artigo.
  • Palavras-chave
  1. Três (3) a seis (6) palavras-chave devem ser incluídas após o resumo.
  2. É obrigatório que as palavras chaves escolhidas sejam integrantes da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), elaborada pela BIREME (http://decs.bvs.br), ou dos 'Medical Subject Headings' (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html), elaborada pela National Library of Medicine.
  3. Não repetir termos ou palavras contidos no título.
  • Introdução
    1. Apresentar um referencial teórico adequado e atual que sustente os objetivos e hipóteses do estudo (quando for o caso).
    2. Apresentar, de maneira clara, os objetivos e hipóteses do estudo (quando for o caso).
  • Método (Para o caso de artigos originais)
  1. Apresentar o delineamento experimental.
  2. Apresentar informações sobre os sujeitos.
  3. Identificar os métodos, equipamentos e procedimentos utilizados de forma a permitir a reprodução dos resultados por pares.
  4. Apresentar referências para os métodos e procedimentos estatísticos utilizados.
  5. Indicar o número do parecer de aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP.
  • Resultados
  1. Apresentar os resultados do estudo em forma de texto, tabelas e/ou figuras (ver normas abaixo).
  2. Não duplicar os dados expostos em texto nas tabelas/figuras.
  • Discussão (Pode vir em um item só junto com os resultados)
  1. Enfatizar a originalidade e relevância do estudo, sem repetir as informações apresentadas anteriormente.
  2. Contextualizar a significância dos achados em perspectiva com outras observações já publicadas.
  3. Limitar as conclusões a apenas aquelas que possam ser sustentadas pelos resultados do estudo.
  • Agradecimentos
  1. Somente para identificar fontes de financiamento e auxílios recebidos para a elaboração do trabalho.
  2. Identificar possíveis colaboradores no estudo.
  • Figuras e tabelas

Fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto). Caso as ilustrações incorporadas ao artigo já tiverem sido publicadas, o autor deverá mencionar a fonte.

A Revista Psicologia e Saúde em Debate aceita apenas figuras em formato eletrônico. As figuras devem ser apresentadas dentro do manuscrito próximas ao texto a elas correspondente.

  1. Instruções para edição de figuras:
    • A legenda da figura deve ser colocada embaixo da figura, ser precedida pela palavra Figura (a qual deve estar em negrito, com a inicial maiúscula, acompanhada do número que a designa e um ponto final). Ex.: Figura 1.; Figura 2.; etc. Depois da descrição, quaisquer outras informações necessárias para esclarecimentos da figura deverão ser acrescidas, como, por exemplo, unidades de medida, símbolos, escalas, abreviaturas e fontes. Observe que não deve haver título na parte superior da figura.
    • Ao citar figuras no corpo do texto, escreva apenas o número referente à figura, sem o ponto final. Por exemplo: Figura 1, Figura 2, etc. Nunca escreva ‘figura abaixo’, figura acima’, ou ainda, ‘figura da página XX’, pois a numeração das páginas do artigo pode ser alterada durante a formatação.
    • Fotografias, imagens de tomografia computadorizada, raio-x, etc. devem ser salvas com resolução mínima de 300 dpi.
    • Figuras que combinem fotografias com artes gráficas, bem como figuras em escala de cinza devem ser salvas com resolução mínima de 600-900 dpi.
    • Imagens em cores devem ser escaneadas em modo CMYK (cyan, magenta, yellow, black). Não submeta figuras escaneadas em modo RGB (red, green, blue). Submeta figuras em cores apenas se as cores forem imprescindíveis.
    • Letras, símbolos e números devem ser editados em fontes 11 em estilo Arial.
    • Editar (cortar) qualquer espaço branco ou preto desnecessário ao redor da imagem principal.
    • As Figuras devem ser enviadas no formato final, com tamanho, recortes e orientação (rotação) em que devem ser inseridas na versão final do artigo.
  2. Instruções para edição de tabelas:
    • As tabelas devem ser editadas em espaçamento 1,5.
    • O título da tabela precisa ser breve, claro e explicativo. Deve ser colocado acima da tabela, no canto superior esquerdo, e logo após a palavra Tabela (a qual deve estar em negrito, com a inicial maiúscula, acompanhada do número que a designa e hífen). As tabelas são apresentadas com números arábicos, de forma sequencial e dentro do texto como um todo. Ex.: Tabela 1.; Tabela 2.; etc.
    • Cada tabela deve ser acompanhada de uma legenda quando necessário. As notas explanatórias devem ser posicionadas no rodapé da tabela. E caso seja resultado de pesquisa em uma fonte secundária, deve-se mencionar a fonte utilizada.
    • Ao citar tabelas no corpo do texto, escrever apenas o número referente a tabelas, sem o ponto final. Por exemplo: Tabela 1; Tabela 2, etc. Nunca escreva ‘tabela abaixo’, ‘tabela acima’ ou ainda, ‘tabela da página XX’, pois a numeração das páginas do manuscrito pode ser alterada durante a formatação.
    • Não devem ser utilizadas casas decimais insignificantes.

Os artigos submetidos à Scientia Generalis deve respeitar as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing) publicadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), o Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ), a Associação de Editores Escolares de Acesso Aberto (OASPA) e a Associação Mundial de Editores Médicos (WAME) e a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa

  • Comitê de Ética

A Revista Psicologia e Saúde em Debate requer que todos os procedimentos de pesquisa com seres humanos sejam avaliados por um Comitê de Ética ou órgão similar dentro dos termos das Resoluções nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (e demais termos para tipos de pesquisa específica - consultar o site do CONEP). Nestes casos os autores deverão encaminhar como "documento suplementar” o parecer de Comitê de Ética reconhecido ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos norteadores das resoluções. Estudos que envolvam experimentos com animais devem conter uma declaração na seção "Método", assegurando que os experimentos foram realizados em conformidade com a regulamentação sobre o assunto adotada no país bem como citar o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA).

  • Referências e Citações

O método empregado pelas Normas APA (American Planning Association 7th Edition) autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação. O texto deve ser documentado citando o autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados. Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar presentes nas referências com as informações completas. Este procedimento é obrigatório.

Referências
O espaçamento entre linhas deve ser simples (1,0). O espaçamento entre parágrafos, antes e depois, deve ser 0. Deve-se utilizar deslocamento de 0,75
cm. Lembre-se de utilizar o recurso (itálico) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um
mesmo documento.
Citações
Existem dois tipos de citações: a que está dentro do texto e a que está fora. Segundo as normas da APA, quando a citação está fora do texto, o sobrenome
do autor e o ano da publicação estarão tudo entre parênteses. Exemplo: (Dias & Silva, 2015).
Citações dentro do texto somente o ano deve estar em parêntese. Segue o exemplo:  


Segundo Duarte e Furtado (2017), deve-se citar com fidedignidade todas as fontes de pesquisa, ideias e sugestões de terceiros retiradas e apreendidas
com a leitura crítica que são utilizadas no decorrer do trabalho. Assim, evita-se o plágio.


Citações Diretas: 
As citações diretas que tenham menos, 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas em formato de novo bloco, com recuo de 1,25 cm, tamanho fonte iguais a do texto e espaçamento simples. Citação dois ou mais trabalhos com a mesma ideia: Escreva os autores de todas as obras em ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor, separando-os por ponto e vírgula. 


Ela polariza e encaminha, sob a forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos  (Fonseca, & Soares, 1997; Paiva, 2010; Silva, 1997).

1 Livro:

Pozo, J. (1999). Aprendizes e mestres: a nova cultura de da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

 2 Capítulo de livro (Editado):

Tanguy, L. (1997). Competências e integração social na empresa. In F. Ropé & L. Tanguy (Orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, SP: Papirus.                    

3 Obra traduzida:

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos (2a ed.). (D. Grassi, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 1984). 

4 Periódicos científicos, revistas e boletins:

Silva, N., & Soares Melo, H. (2015, abril 11). A INTERVENÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO ADOECIMENTO DECORRENTE DA INSÔNIA. Psicologia E Saúde Em Debate1(1), 39-52. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V1N1A2

 5 Artigo de revista:

Schwartz, J. (1993). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp A1, A4.

 6 Documentos eletrônicos:

Gambetta, D. (2000). Can we trust trust? In D. Gambetta (Ed.). Trust: making and breaking cooperative relations (Chap. 13, pp. 213-237). Oxford: Department of Sociology, University of Oxford. Retrieved May 01, 2003, from http://www.sociology.ox.ac.uk/papers/gambetta213-237.pdf

 7 Relatórios técnicos e de pesquisa (muitas vezes com autores corporativos)

Hershey Foods Corporation. (2001, March 15). 2001 Annual Report. Retrieved from http://www.hersheysannualreport.com/2000/index.htm

 8 Comentários de livros:

Dent-Read, C., & Zukow-Goldring, P. (2001). Is modeling knowing? [Review of the book Models of cognitive development, by K. Richardson]. American Journal of Psychology, 114, 126-133.

 9 Conjuntos de dados:

Simmons Market Research Bureau. (2000). Simmons national consumer survey [Data file]. New York, NY: Author.

DICA: Para garantir que suas referências estejam nas normas APA, utilize os sites de auxilio abaixo:

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: conforme a American Psychological Association (APA) 7ª edição

Blog Oficial APA Style

Publication Manual  - A APA está oferecendo acesso temporário gratuito ao "Manual de Publicação da American Psychological Association" (7ª edição) e outras publicações da organização durante a pandemia do coronavírus.

GERADOR DE REFERÊNCIA APA:

Cleverbib

 

 Sistema de medidas

O sistema de medidas básico a ser utilizado na Revista Psicologia e Saúde em Debate deverá ser o "Sistema Internacional de Medidas” (ou SI abreviado do Francês: Le Système International d'Unités). Como regra geral, só deverão ser utilizadas abreviaturas e símbolos padronizados. Se abreviações não padronizadas forem utilizadas, recomenda-se a definição das mesmas no momento da primeira aparição no texto.

 Formatação

O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (doc ou docx), OpenOffice ou RTF conforme o template da revista (acima, de acordo com a seção)

O texto deve conter páginas (configuradas em A-4: 210mm de largura por 297mm de comprimento), digitado em espaço 1,5, com estilo Arial (fonte 12). Todas as páginas devem estar com as bordas configuradas em Superior e Esquerda Inferior = 3,0 cm, Inferior e Direita =2,0 cm. 

Observar o limite de páginas de cada seção descrita anteriormente.

Qualquer irregularidade do manuscrito que contrarie as normas acima, podem resultar na devolução do mesmo para correção ou mesmo a recusa da publicação do mesmo nesse periódico.

  • Taxas

Em função do corte de recursos para a pesquisa no Brasil nos últimos anos, a revista não possui apoio financeiro público. Sendo assim, a partir de fevereiro de 2021, todos os artigos SUBMETIDOS para publicação pela Psicologia e Saúde em Debate terão uma taxa referente à manutenção da revista, editoração dos artigos e atribuição do DOI, e assim os autores serão notificados a realizar um pagamento no valor de R$260,00 (a conta será fornecida no aceite do artigo), e o comprovante deverá ser anexo à submissão. A taxa para autores de outros países será de US$ 55,00 (dólares americanos) ou €$ 55,00 (Euros).

 5 Conflito de Interesse

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Os autores, ao submeterem seu manuscrito para a Revista Psicologia e Saúde em Debate declaram que deixaram claro quaisquer conflitos de interesses e financeiros que existam em relação ao conteúdo deste documento.

Artigo original

Investigação original, de relevância científica, baseadas em estado da arte e dados empíricos, observando os fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. É importante que seja explicitada a contribuição da pesquisa para a produção do conhecimento em Psicologia e/ou Saúde. É necessário conter: introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais. Devem ser escritos entre 20 e 25 laudas, não considerando resumos e referências.

Estudo Teórico

Discussão de temas e problemas fundamentados teoricamente, envolvendo reflexão crítica e indicação avanços científicos no estado da arte a ele associado. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Devem ser escritos entre 10 e 25 laudas, não considerando resumos e referências.

Relato de Caso e/ou Experiência

Relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento psicológico, e que demonstrem contribuições para a melhoria de práticas profissionais em Psicologia e/ou Saúde. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Devem ser escritos entre 15 e 20 laudas, não considerando resumos e referências.

Resenha

Apresente a síntese e crítica sobre um trabalho científico já publicado, livro ou filme, devendo tomar por 4 a 10 laudas e referências. Serão aceitos para análise resenhas de obras com até 2 anos de lançamento, porém, exceções poderão ser analisadas pelos editores caso seja comprovada a importância da resenha pelos autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC ND 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.

4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:

a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;

b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.

c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.

d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.

e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.

f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.

g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.