(RE)PENSANDO O CUIDADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: Relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A2

Palavras-chave:

Fenomenologia, Psicologia, Residencia Multiprofissional

Resumo

Este estudo centra-se na saúde mental de residentes que atuaram durante a crise da Covid-19, com o principal objetivo de contribuir para o aprimoramento dos cuidados de saúde oferecidos durante a sua formação profissional em ambientes hospitalares. O objetivo foi de contribuir com a promoção do cuidado de residentes em sua formação profissional no âmbito hospitalar. Nessa intenção: recorreu a experiência de residentes; analisou o projeto político pedagógico de uma residência multiprofissional e o seu Regimento Interno no que diz sobre o cuidado com o cuidador, na visa de contribuir com programas de formação em saúde no interior de Pernambuco a partir da prática de residentes, enquanto nortes às atuações clínicas. Os instrumentos de coleta de dados foram: Entrevista Narrativa, Análise Documental e Diário de Bordo da pesquisadora. Na compreensão dos dados narrativos de residentes, a noção hermenêutica de Gadamer foi eleita, no que realça a fusão de horizontes no diálogo humano.  Os participantes do estudo foram quatro profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de um hospital do Agreste de Pernambuco. A amostra foi não-probabilística, intencional, elegendo residentes de ambos os sexos que fazem parte do Programa. À guisa de considerações ficou evidente a importância de explorar novas possibilidades e estratégias de atenção aos residentes em sua formação, transcendendo padrões estabelecidos na busca de promover abertura à escuta de suas vozes outrora negligenciadas. Importa promover interações nas quais suas falas sejam ouvidas, permitindo que suas experiências ganhem visibilidade, influenciando intervenções, políticas de saúde e a formação de profissionais.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Santana, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE - GARANHUNS

Estágio Pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Psicologia Clínica; Mestra e Especialista em Psicologia Clínica - Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco com atuação na Graduação; Especialização; Residência em Saúde Mental/UPE e no Mestrado de Saúde Mental/UPE. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Ação Clínica e Saúde - LACS/UPE. Membro do GT- Práticas Psicológicas em Instituições: atenção, desconstrução, invenção da ANPEPP . Psicóloga da Secretaria de Saúde do Recife com atuação em Policlínica e em territórios sanitários. Realiza pesquisa e extensão no campo da prática psicológica em saúde pública. Temáticas de interesse: prática psicológica em saúde; Fenomenologia Hermenêutica e Atenção Psicológica em território sanitário.

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Publicado

10-01-2024

Como Citar

Melo , A. da S., & Santana, A. M. de. (2024). (RE)PENSANDO O CUIDADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: Relato de experiência. Psicologia E Saúde Em Debate, 10(1), 12–26. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A2

Edição

Seção

Relato de Caso e/ou Experiência