(RE)PENSANDO O CUIDADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A2Palavras-chave:
Fenomenologia, Psicologia, Residencia MultiprofissionalResumo
Este estudo centra-se na saúde mental de residentes que atuaram durante a crise da Covid-19, com o principal objetivo de contribuir para o aprimoramento dos cuidados de saúde oferecidos durante a sua formação profissional em ambientes hospitalares. O objetivo foi de contribuir com a promoção do cuidado de residentes em sua formação profissional no âmbito hospitalar. Nessa intenção: recorreu a experiência de residentes; analisou o projeto político pedagógico de uma residência multiprofissional e o seu Regimento Interno no que diz sobre o cuidado com o cuidador, na visa de contribuir com programas de formação em saúde no interior de Pernambuco a partir da prática de residentes, enquanto nortes às atuações clínicas. Os instrumentos de coleta de dados foram: Entrevista Narrativa, Análise Documental e Diário de Bordo da pesquisadora. Na compreensão dos dados narrativos de residentes, a noção hermenêutica de Gadamer foi eleita, no que realça a fusão de horizontes no diálogo humano. Os participantes do estudo foram quatro profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de um hospital do Agreste de Pernambuco. A amostra foi não-probabilística, intencional, elegendo residentes de ambos os sexos que fazem parte do Programa. À guisa de considerações ficou evidente a importância de explorar novas possibilidades e estratégias de atenção aos residentes em sua formação, transcendendo padrões estabelecidos na busca de promover abertura à escuta de suas vozes outrora negligenciadas. Importa promover interações nas quais suas falas sejam ouvidas, permitindo que suas experiências ganhem visibilidade, influenciando intervenções, políticas de saúde e a formação de profissionais.
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