A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ARTICULAÇÃO COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE: Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A47Palavras-chave:
Política De Saúde, Educação Para A Saúde, Empoderamento Para A Saúde, Educação Em Saúde PúblicaResumo
O presente estudo refere-se a uma pesquisa de revisão integrativa sobre as ações e os resultados que a estratégia da Educação Popular em Saúde tem ofertado às populações em articulação com as propostas do campo da Promoção da Saúde no Brasil. Houve uma busca online em três bases de dados: SUMÁRIOS.ORG, DOAJ, SCIELO. Descritores elencados: educação popular em saúde e promoção da saúde. Foram selecionados 22 estudos. A pesquisa apresentou para análise três categorias temáticas: ‘Metodologias ativas do processo ensino e aprendizagem na construção de ações de educação popular em saúde’; ‘Ações de educação popular em saúde em articulação com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)’; ‘A estratégia da educação popular em saúde em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, gerando o planejamento de propostas envolvendo populações e comunidades, profissionais de saúde, contexto escolar, e conexões com os temas prioritários do projeto promoção da saúde e da PNPS. A partir dos resultados conclui-se que a estratégia da educação popular em saúde é uma importante ferramenta de ação, por promover o empoderamento dos indivíduos e da sociedade, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades pessoais e coletivas. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados quanto à criação e ampliação de práticas inovadoras e educativas em saúde.
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