A ANSIEDADE NO ADULTO E SUAS SEQUELAS PSICOLÓGICAS INFANTIS: Um diálogo entre terapias cognitivas e neurociências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A38

Palavras-chave:

Transtornos de ansiedade, Maus-Tratos Infantis, Inconsciente Psicológico, Psicologia do Desenvolvimento, Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema

Resumo

Com base nos contínuos desenvolvimentos das Terapias Cognitivas, juntamente com o aporte da Neurociência, a presente pesquisa teve por objetivos evidenciar a influência dos impactos psicológicos da infância dos participantes no desenvolvimento de predisposições ansiosas em suas fases adultas, assim como identificar a existência de possíveis abalos psicológicos em relação aos seus cuidadores, ou núcleos familiares, e possíveis experiências negativas vividas nos ambientes escolares. Os métodos de investigação foram o corte transversal para obtenção de dados, sendo a pesquisa exploratória e descritiva, quantitativa e qualitativa, com amostragem aleatória simples para 260 participantes com faixas etárias entre 25 e 45 anos. Mediante o desenvolvimento e aplicação de um questionário temático acerca de estressores experienciados no período infantil, assim como a utilização da Escala de Ansiedade de Hamilton (HAM-A), foi possível verificar que para cada grau de ansiedade, isto é, normal, leve, moderado e grave, houve um número crescente de estressores infantis. Os participantes, portanto, com graus mais intensos de ansiedade vivenciaram mais situações estressoras na infância quando comparados aos participantes com níveis de ansiedade menos elevados. Assim, evidenciou-se a importância da preservação de interações humanas funcionais nos núcleos familiares e instituições de ensino para o saudável desenvolvimento psicoemocional infantil e adulto.

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Biografia do Autor

Laert Bruno de Andrade, Uniesp Centro Universitário

Graduado em Psicologia pelo UNIESP - Centro Universitário (2023), Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016). Pós-graduado em Terapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade Metropolitana - FAMEESP (2023). Pós-graduado em Terapia Focada em Esquemas pela Faculdade Verbo Educacional - VERBOEDU (2023). Áreas de Interesse: Terapias Cognitivas; Neurociência Cognitiva; Inconsciente Cognitivo; Psicologia do Desenvolvimento; Psicopatologias; Filosofia da Ciência; Lógica.

Camila Teresa Ponce de Leon Mendonça Tagliaferro, Uniesp Centro Universitário

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2010). Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atuou como Psicóloga no CAPS II - Porto Cidadania. Tem interesse e atuação em Psicologia clínica (Psicanálise), Neurociências, Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Saúde Mental.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

Andrade, L. B. de, Meneses, D. A. de, & Tagliaferro, C. T. P. de L. M. (2024). A ANSIEDADE NO ADULTO E SUAS SEQUELAS PSICOLÓGICAS INFANTIS: Um diálogo entre terapias cognitivas e neurociências. Psicologia E Saúde Em Debate, 10(1), 619–639. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A38

Edição

Seção

Artigo original