CARTAS SOLIDÁRIAS: Projeto universitário com foco no reconhecimento e promoção da saúde mental no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A49Palavras-chave:
Psicologia, Trabalho, Saúde mentalResumo
Este trabalho explora a influência da afetividade como forma de reconhecimento do esforço de docentes universitários em um contexto acadêmico cada vez mais competitivo e estressante. O Projeto "Cartas Solidárias" desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) teve como objetivo utilizar meios de expressar o reconhecimento no trabalho como elemento capaz de promover saúde mental a docentes dos cursos de direito e educação física que atuam nesta universidade. Os preceitos teóricos são oriundos da disciplina clínio-teórica psicodinâmica do trabalho, que data da década de 1980 e tem origem na França. Para tal, foram coletadas cartas escritas pelos estudantes de ambos os cursos, após imersão em uma formação teórica nas áreas de psicodinâmica do trabalho e gestão de projetos. Os resultados da intervenção reforçam que o reconhecimento é um importante componente da promoção da qualidade de vida no trabalho. Conclui-se sobre a importância de incorporar rituais de reconhecimento e estímulo à afetividade nas práticas acadêmicas, sobretudo para a formação discente em psicologia do trabalho. Essa abordagem não apenas humaniza o ambiente universitário, mas possui o potencial de enriquecer significativamente o processo de ensino e aprendizagem.
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