CARTAS SOLIDÁRIAS: Projeto universitário com foco no reconhecimento e promoção da saúde mental no trabalho

Autores

  • Luana Monteiro Carvalho Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Douglas Silveira Bernardes Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Gabriel Marques Moreira Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Luzia Alves de Araújo Gonçalves Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Mariane Nunes Oliveira Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Rian Dutra Moura Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Tays Fonseca Costa Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Ulisses Eduardo Oliveira Reis Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Ana Claudia Almeida Machado Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4303-9012

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A49

Palavras-chave:

Psicologia, Trabalho, Saúde mental

Resumo

Este trabalho explora a influência da afetividade como forma de reconhecimento do esforço de docentes universitários em um contexto acadêmico cada vez mais competitivo e estressante. O Projeto "Cartas Solidárias" desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) teve como objetivo utilizar meios de expressar o reconhecimento no trabalho como elemento capaz de promover saúde mental a docentes dos cursos de direito e educação física que atuam nesta universidade. Os preceitos teóricos são oriundos da disciplina clínio-teórica psicodinâmica do trabalho, que data da década de 1980 e tem origem na França. Para tal, foram coletadas cartas escritas pelos estudantes de ambos os cursos, após imersão em uma formação teórica nas áreas de psicodinâmica do trabalho e gestão de projetos. Os resultados da intervenção reforçam que o reconhecimento é um importante componente da promoção da qualidade de vida no trabalho. Conclui-se sobre a importância de incorporar rituais de reconhecimento e estímulo à afetividade nas práticas acadêmicas, sobretudo para a formação discente em psicologia do trabalho. Essa abordagem não apenas humaniza o ambiente universitário, mas possui o potencial de enriquecer significativamente o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

08-07-2024

Como Citar

Carvalho, L. M., Bernardes, D. S., Moreira, G. M., Gonçalves, L. A. de A., Oliveira, M. N., Moura, R. D., … Almeida Machado, A. C. (2024). CARTAS SOLIDÁRIAS: Projeto universitário com foco no reconhecimento e promoção da saúde mental no trabalho. Psicologia E Saúde Em Debate, 10(1), 815–824. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A49

Edição

Seção

Relato de Caso e/ou Experiência