ESCOLA COMO AMBIENTE PROMOTOR DE SAÚDE, UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA VIDA PARA A VIDA

Autores

  • Luciene Rosa Ramos Gomes
  • Gilmar Antoniassi Junior
  • Norma de Fátima Moreira

Palavras-chave:

Educação, Inovação, Saúde, Inclusividade

Resumo

Introdução: A escola da ponte, trata-se de uma escola pública que foi criada em 1976, localizada
na cidade do porto, Portugal. Ela nasceu para procurar um sentido mais consistente na educação.
Uma escola alocada dentro de um paradigma emancipatório, com o objetivo de desenvolver ao
longo dos anos, uma organização pedagógica e metodológica, dentro de uma cultura reflexiva e
assim sendo construir uma aprendizagem com autonomia. Dentro desta perspectiva, a Escola da
Ponte apresenta-se, com práticas educativas totalmente distanciadas do modelo tradicional, está,
pois, organizada dentro de uma lógica de trabalhos por meio da metodologia de projetos, cuja
residência se faz no engendramento de equipes de trabalhos. Pode-se afirmar que ela possui um
projeto pedagógico sólido, inovador, além de contar com um forte envolvimento da sociedade que
a compõe, no cotidiano da escola pode-se perceber a liberdade de ensinar e de aprender,
combinando com uma adesão à pluralidade de ideias e de forma concomitante com apoio de
diversas correntes pedagógicas. Neste entendimento, nota-se que a Escola da Ponte conseguiu
quebrar as barreiras, até mesmo físicas da escola regular no que tange às salas de aula, e também
à hierarquia dos seus comandos administrativos, e também não segue o padrão linear existente, ou
seja a divisão em séries, porem tudo planejado e avaliado, sem romper com as exigências do país,
no que diz respeito à educação. Trata-se de uma escola com padrões de inclusividade, e por assim
ser os alunos são organizados em grupos heterogêneos, e as dificuldades são resolvidos pelos
professores que lá são chamados de orientadores de aprendizagem, e todas as questões são
resolvidas por um núcleo, chamado Conselho de gestão, por meio de inúmeras reuniões. Uma
escola com estrutura totalmente avessa ao que existe chamado de normal, uma escola feita por
educadores que acima de tudo têm compromisso com a escola e como o sucesso dos alunos, uma
escola que acredita de verdade que o ser humano é sempre uma possibilidade, e sua base
pedagógica é consistente, o que oferece aos seus educadores a oportunidade de enfrentarem os
desafios e terem coragem de se arriscarem em algo novo, e por assim ser uma escola com muitos
resultados positivos e com credibilidade de todos que lá convivem. Objetivo: Refletir, descobrir e
difundir no meio educacional uma forma diferenciada da realização da aprendizagem, e promover
dessa forma a saúde física e mental de seres humanos. Metodologia: Trata-se de um de um estudo
de caráter qualitativo com foco na reflexão da teoria inclusiva e da construção da aprendizagem
proposta pela escola da Ponte. Será um trabalho com embasamento na observação e análise da
proposta de planejamento e avaliação da escola, do nível de aprendizado dos alunos, do
envolvimento da comunidade escolar e da habilidade de resolução de problemas da equipe gestora
e de coordenadores da educação. Esta observação terá a finalidade de analisar o clima escolar, o
ambiente físico, características estas que se colocam como promotoras da saúde, uma vez que
paz, serenidade, gera saúde mental e equilíbrio emocional para se aprender com motivação e
concomitantemente obter resultados positivos. Será realizado oficialmente uma visita in loco e irá
fazer de perto as referidas observações. Feito esse trabalho e aferidas as devidas constatações
serão elaborados relatórios de conclusão e devidamente publicados como forma de incentivo à
educação de se investir em metodologias diferenciadas, e assim oportunizar a todos uma
aprendizagem eficaz que os molde para o mundo em que estão. As observações percebidas e
analisadas serão devidamente recolhidas dentro de uma conduta ética, uma vez que o objetivo da
proposta e de encontrar soluções diferenciadas para se aplicar no cotidiano das escolas, e dessa forma colaborar com a melhoria da saúde mental de crianças e até mesmo de adultos que com elas
lidam. Considerações: A educação precisa urgente mudar os seus moldes de como ensinar e
aprender. É preciso criar algo que atinja o coração das pessoas e as livre das angustias, do medo,
do stress. É preciso algo que coloque os homens e mulheres na condição verdadeira de ser
humano, com propriedade para exercer com dignidade uma profissão, ocupar com verdades um
lugar que é dele nesse cenário mundial. O ser humano grita por alívio e quem é responsável por ele
seguramente é a educação. Logo precisa-se de métodos que levem à uma verdadeira construção
do conhecimento que favoreça a este ser humano ser finalmente ativo, criativo, proativo e tenha
segurança para viver. Neste sentido a Escola da Ponte vem propor esta brilhante metodologia, ou
seja, uma oportunidade de construção de aprendizagem que vá em direção à formação humana e
condizente com que a vida contemporânea vem exigindo. Assim espera-se que este trabalho possa
beneficiar a população educacional, para que a mesma comece a perceber a necessidade de
mudanças nos ritmos de ensinar. Não se pode conceber crianças confinadas em uma sala de aula
decorando fórmulas, sem nenhum sentido. É preciso ir além disso, precisa urgente acreditar nas
possibilidades do homem e assim sendo provocar a sua inteligência, para que ela aprenda a se
formar e a se integrar na vida, como lhe é de direito.

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Referências

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Publicado

10-12-2019

Como Citar

Gomes, L. R. R., Junior, G. A., & Moreira, N. de F. (2019). ESCOLA COMO AMBIENTE PROMOTOR DE SAÚDE, UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA VIDA PARA A VIDA. Psicologia E Saúde Em Debate, 5(Suppl.2), 58–59. Recuperado de https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/585