RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A24

Palavras-chave:

Atletas, Crescimento e desenvolvimento, Habilidades Sociais, Esportes de equipe

Resumo

A prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador.

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Publicado

15-06-2023

Como Citar

Pinto, J. H. M., Freire, G. L. M., Costa, N. L. G., do Nascimento Junior, J. R. A., & Fiorese, L. (2023). RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(1), 354–366. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A24

Edição

Seção

Artigo original