SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: reflexões sobre os impactos do neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A1

Palavras-chave:

Saúde Mental, Universidade, Capitalismo

Resumo

O presente estudo de caráter ensaístico discute o sofrimento psíquico em estudantes de pós-graduação atrelados à perspectiva neoliberal. Deste modo, aponta-se que a lógica neoliberal adentra a universidade sem muito esforço, haja vista que as instituições de ensino superior não estão apartadas da sociedade. Em consequência, a medicalização da vida se faz presente na medida em que a dinâmica de “sucesso/fracasso” é individualizada, de modo que os transtornos psíquicos aparecem enquanto produtos de responsabilização única do sujeito. Em contrapartida, ao uso das medicações psiquiátricas, foi possível identificar caminhos outros feitos pelos discentes referentes aos cuidados em saúde mental, a exemplo: a participação em grupos terapêuticos. Por fim, destaca-se a necessidade de desenvolver mais estudos sobre a temática, considerando que a maioria dos trabalhos encontrados findam por replicar o discurso neoliberal.

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Biografia do Autor

Sâmmia Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, trabalhando na linha de pesquisa subjetividade e crítica do contemporâneo. Psicóloga, pela Universidade Federal de Campina Grande, pesquisadora de temáticas sobre vida estudantil e movimentos sociais

José Antônio dos Santos Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UniFanor. Especialista em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Formação em Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Formação em Ludoterapia Centrada na Criança e no Adolescente. Formação em Psicologia Escolar. Formação em Educação Especial e Inclusiva. Formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Formação em Cuidador Escolar e Educação Inclusiva. Interessa-se principalmente pelas seguintes temáticas: Abordagem Centrada na Pessoa, Educação Centrada em Estudantes, Educação Especial e Inclusiva. 

André Sousa Rocha, Centro Universitário Inta - UNINTA

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (2022). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Dom Pedro II (2022). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2020). Atua como Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU e do Centro Universitário UNINTA- Campus Itapipoca.

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Publicado

11-07-2023

Como Citar

Carvalho, S. T. A., Souza, S. R. de, Santos Filho, J. A. dos, & André Sousa Rocha. (2023). SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: reflexões sobre os impactos do neoliberalismo. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(2), 1–11. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A1

Edição

Seção

Estudo Teórico