MERITOCRACIA E IGUALITARISMO: adesão de estudantes universitários de instituições públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A5Palavras-chave:
Desigualdade Social, Meritocracia, Mobilidade Social, IgualitarismoResumo
Ao tomarem forma como normas dentro da sociedade, a meritocracia e igualitarismo à primeira vista podem trazer diversos benefícios, no entanto, de forma velada nessa dinâmica social, podem trazer como consequência a normatização da desigualdade e ressaltar diversos mecanismos de preconceito no seio social. Diante do exposto, o presente artigo traz como objetivo mensurar a adesão de estudantes universitários às normas sociais da meritocracia e igualitarismo, através de uma pesquisa prática, descritiva e de levantamento. Quanto aos instrumentos, foram utilizados: um questionário sociodemográfico e uma escala de normas sociais, composta da adesão aos valores do Igualitarismo e do Individualismo Meritocrático. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes universitários apresentaram índices entre médio e baixo referente à adesão, além de apresentar diferenças significativas nas variáveis sexo, idade e renda, apontando maiores índices no grupo masculino, com perfil mais jovem e menor renda. Tal resultado demonstra um viés ideológico não tão presente no meio acadêmico, mas enraizado no seio social desde os processos primários de formação individual, cabendo nesse espaço debates críticos acerca da desnaturalização dessa forma de perceber a realidade, podendo dar novas perspectivas ao sujeito no enfrentamento da realidade e ferramentas para enfrentar as desigualdades no seu contexto.
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