MERITOCRACIA E IGUALITARISMO: adesão de estudantes universitários de instituições públicas e privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A5

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Meritocracia, Mobilidade Social, Igualitarismo

Resumo

Ao tomarem forma como normas dentro da sociedade, a meritocracia e igualitarismo à primeira vista podem trazer diversos benefícios, no entanto, de forma velada nessa dinâmica social, podem trazer como consequência a normatização da desigualdade e ressaltar diversos mecanismos de preconceito no seio social. Diante do exposto, o presente artigo traz como objetivo mensurar a adesão de estudantes universitários às normas sociais da meritocracia e igualitarismo, através de uma pesquisa prática, descritiva e de levantamento. Quanto aos instrumentos, foram utilizados: um questionário sociodemográfico e uma escala de normas sociais, composta da adesão aos valores do Igualitarismo e do Individualismo Meritocrático. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes universitários apresentaram índices entre médio e baixo referente à adesão, além de apresentar diferenças significativas nas variáveis sexo, idade e renda, apontando maiores índices no grupo masculino, com perfil mais jovem e menor renda. Tal resultado demonstra um viés ideológico não tão presente no meio acadêmico, mas enraizado no seio social desde os processos primários de formação individual, cabendo nesse espaço debates críticos acerca da desnaturalização dessa forma de perceber a realidade, podendo dar novas perspectivas ao sujeito no enfrentamento da realidade e ferramentas para enfrentar as desigualdades no seu contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allen, A. (2011). Michael Young’s the rise of the meritocracy. British Journal of Educational Studies, 59(04), 367-382. https://www.jstor.org/stable/41427674

Arcary, V. (2010). Um Brasil menos desigual? Mobilidade social baixa e evolução lenta da escolaridade média. @mbienteeducação, 2(1), 10-17. https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/164/420.

Barbosa, L. (2014). Igualdade e meritocracia (4th ed.). Fundação Getúlio Vargas.

Cechetto, L. D. M. (2020). Meritocracia: avaliação sistemática de processos comportamentais presentes nos contextos de ocorrência do conceito em amostra da literatura especializada [Dissertação de doutorado, Universidade Federal do Paraná]. Curso de Psicologia - Ciências Humanas. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69992

Ferreira, M. A. C. (2021). O discurso de meritocracia aplicado às políticas públicas de igualdade racial. Diálogo, 1(47), 1-12. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.7039

Inep. (2010). Censo da educação superior 2010. Ministério da Educação. https://download.inep.gov.br › documentos › 2010

Katz, I., & hass, R. G. (1988). Racial ambivalence and American value conflict: Correlational and priming studies of dual cognitive structures. Journal of Personality and Social Psychology, 55(6), 893-905. https://doi.org/10.1037/0022-3514.55.6.893

Kerstenetzky, C. L. (1999). Desigualdades justas e igualdade complexa. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 1(47), 5-26. https://doi.org/10.1590/S0102-64451999000200002

Kuppens, T., Spears, R., Manstead, A. S., Spruyt, B., & Easterbrook, M. J. (2018). Educationism and the irony of meritocracy: negative attitudes of higher educated people towards the less educated. Journal Of Experimental Social Psychology, 76(1), 429-447. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2017.11.001

Lima, M. E. O., Machado, C., Ávila, J., Lima, C., & Vala, J. (2006). Normas sociais e preconceito: o impacto da igualdade e da competição no preconceito automático contra os negros. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(2), 309-319. https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000200018

Madeira, A. F., Lopes, R. C., Dovidio, J. F., Freitas, G., & Mascarenhas, M. F. (2019). Primes and Consequences: A Systematic Review of Meritocracy in Intergroup Relations. Frontiers on Psychology, 10(1), 1-61. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02007

Martín-Baró, I. (2012). Accion e ideologia (12th ed.). El Salvador.

Mendonça, G. S., Souza, V. L. T. d., & Guzzo, R. S. L. (2016). O conceito de ideologia na psicologia social de Martín-Baró. Revista Psicología Política, 16(35), 17-33. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7436966

Oliveira, A. R. F. d. (2020). Meritocracia e projeção de futuro na perspectiva de jovens alunos [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Curso de Psicologia - Faculdade de Educação. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32266

Patto, M. H. S. (2010). Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Silva, P. d. (2014). Expressões do preconceito racial e do racismo no contexto da política de cotas raciais [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Curso de Psicologia - Instituto de Psicologia. http://goo.gl/ZmWM2Y

Trigueiro, E. S. d. O. (2017). Adolescentes: o aprimoramento cognitivo farmacológico e o acesso ao ensino superior [Dissertação de mestrado, Universidade São Paulo]. Curso de Psicologia - Instituto de Psicologia. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13122017-085844/pt-br.php

Wachelke, J. (2017). Ideologia nas Opiniões de Estudantes de Ensino Médio sobre Sucesso no Trabalho. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(3), 652-668. https://doi.org/10.1590/1982-3703004062016. https://www.scielo.br/j/pcp/a/PyvgqN7FRqbBMDCYDxwvyNx/?lang=pt

Downloads

Publicado

14-09-2023

Como Citar

Damasceno de Sena, L., Francis Leal Vieira, K., Vitorino da Silva, L., Andrade de Menezes, R., Mousinho, S. H., & Stanford Dantas, G. J. (2023). MERITOCRACIA E IGUALITARISMO: adesão de estudantes universitários de instituições públicas e privadas. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(2), 89–106. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A5

Edição

Seção

Artigo original