O CORPO ENTRE O ENLACE DO IMPERATIVO DO SUPEREGO E O LAÇO CRIATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A18

Palavras-chave:

Psicanálise, Superego, Criatividade, Sublimação Psicológica

Resumo

O objetivo deste trabalho é elucidar de que corpo trata a psicanálise, um corpo que vai além do biológico, um corpo que pulsa, colonizado pela linguagem maternal e pelo inconsciente. Corpo esse, que instaura o início da psicanálise com uma inflexão científica sobre a medicina do início do século XX, com as formulações sobre a histeria. Rompendo, assim, com o discurso de Descartes, penso, logo, existo. Lacan, com seu retorno a Freud, aborda o mistério desse corpo que fala, levando em conta os registros imaginário, simbólico e real; trazendo à tona um corpo que goza, na busca de uma fantasia de completude, diante de um objeto para sempre perdido. Desta forma, é interessante pensarmos nos ideais culturais e contemporâneos, aos quais esse corpo que vai muito além do biológico fica submetido, atendendo assim, aos ditames superegoicos de gozo. Gozo esse que pode ser extraído também do viés criativo, com a possibilidade sublimatória de elevar o objeto a dignidade da coisa, este se colocando no lugar do que nos falta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Maia Reis, Universidade Veiga de Almeida

Doutoranda e Mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduada em Psicopedagogia, Psicologia jurídica e Psicanálise. Oriunda do meio acadêmico com cargos de confiança da FAETEC na FAETERJ (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro) com prática em assessoria de direção de ensino superior (Desup), diretoria adjunta, co-gestoria, docência (FAETERJ Duque de Caxias) e gestoria nos setores de patrimônio e RH. Experiência como psicóloga, psicopedagoga, psicanalista clínica e institucional no Centro de Assistência Social e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro e na Clínica INSABE (Instituto de Saúde e bem estar). Docente externo na Universidade Veiga de Almeida no curso de MBA em Logística e Supply Chain e Operações, e Docente no Instituto Ibrapchs (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Saúde) no modo híbrido, digital e ensino a distância.

Danilo Andrade de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Biólogo e Doutorando em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em História das ciências, das técnicas e epistemologia(HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui prêmios regionais, nacionais e internacionais nas áreas de Artes, Educação, Criatividade e Neurociências. Teve formação não-formal em várias práticas artísticas pela escola de artes CENATED, onde se tornou artista plástico Danilo Moveo. Trabalhou como professor universitário (2016-2019) no Instituto de Educação Superior da Paraíba (UNIESP). Possui experiência em: Testagem de anestésicos derivados de plantas medicinais; neurofisiologia da expressão artística e metodologias educacionais para o desenvolvimento da criatividade e bem-estar. Atualmente pesquisa a relação entre mindfulness, criatividade e saúde mental pelo movimento das mãos durante o uso de smartphones.

Referências

Cordeiro, N. M. L., & Bastos, A. (2011). O SUPEREU: IMPERATIVO DE GOZO E VOZ [Versão Eletrônica]. Tempo psicanalítico, 43(2), 439-457. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tpsi/v43n2/v43n2a11.pdf

Freud, S. (1905). Os chistes e sua relação com o inconsciente. Imago.

Freud, S. (1915). As pulsões e suas vicissitudes. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. v. XIV. Imago.

Freud, S. (1979). Psicologia das massas e análise de si. In: Trabalhos completos. Amorrortu.

Freud, S. (1990). Totem e tabu. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, v. XIII. Imago.

Freud, S. (1990). O eu e o isso. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, XIX. Imago.

Freud, S. (1990). O mal-estar na civilização. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, v. XXI. Imago.

Koestler, A. (2021). O ato criativo. Kírion.

Lacan, J. (1986). O seminário. Livro 1: os escritos técnicos de Freud (1953-1954). Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1988). O seminário. Livro 7: a ética da psicanálise. Jorge Zahar Editor.

Laplanche, J., & Pontalis, J.-B. (2001). Vocabulário da psicanálise. Martins Fontes.

Quinet, A. (2019). O Inconsciente teatral: psicanálise e teatro: homologias. Atos e Divãs.

Downloads

Publicado

21-09-2023

Como Citar

Maia Reis, V., & Meneses, D. A. de. (2023). O CORPO ENTRE O ENLACE DO IMPERATIVO DO SUPEREGO E O LAÇO CRIATIVO. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(2), 328–335. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N2A18

Edição

Seção

Estudo Teórico