ANÁLISE DA ADESÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Diogo Alves de Araújo Universidade Estadual Paulista - UNESP https://orcid.org/0000-0002-6695-0944
  • Victor da Mota Martins Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6631-6161
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Tania Adas Saliba Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba
  • Symone Cristina Teixeira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos https://orcid.org/0000-0002-8698-1035
  • Ana Amélia Barbieri Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A1

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde Escolar, Política de Saúde

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa da Atenção Primária a Saúde (APS) formulado de forma intersetorial articulando profissionais da APS e escola para o desenvolvimento das ações voltadas ao público escolar brasileiro. Para adesão ao PSE é necessária a vinculação das equipes de saúde da APS contendo equipes de Saúde Bucal e do Termo de Compromisso validado pelos gestores da saúde e educação. Este estudo objetivou verificar a adesão dos estados do Brasil ao PSE como uma ferramenta estratégica de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Foi realizada uma pesquisa por meio de uma análise descritiva de dados contidos em bases públicas do Sistema de Informação de Saúde da Atenção Primária (SISAPS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observou-se que para o Ciclo 2021-2022, Piauí apresentou maior percentual de adesa?o considerando nu?mero munici?pios, Minas Gerais mostrou mais estudantes beneficiados considerando números absolutos e São Paulo é o estado que possui maior nu?mero de matriculados no ensino fundamental e nu?mero de estudantes beneficiados. O PSE apresentou adesão acima de 80% em todos os estados brasileiros apresentando-se como uma ferramenta estratégica de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Victor da Mota Martins, Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais

Doutor em Clínica Odontológica Integrada, Faculdade de Odontologia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU.  Assessor de Assuntos Odontológicos do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais - CROMG   

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Professora Titular na Unesp - Faculdade de Odontologia de Araçatuba.   

Tania Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Doutora em Odontologia Legal e Deontologia - FOP Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP  

Symone Cristina Teixeira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos

Doutora em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Assistente Doutora – ICT-UNESP.     

Ana Amélia Barbieri, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos

Doutora em Biopatologia Bucal, área de concentração Radiologia Odontológica pela ICT/UNESP.   Professora Assistente Doutora, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos.

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Publicado

05-01-2024

Como Citar

Alves de Araújo, D., Martins, V. da M., Moimaz, S. A. S., Saliba, T. A., Teixeira, S. C., & Barbieri, A. A. (2024). ANÁLISE DA ADESÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Psicologia E Saúde Em Debate, 10(1), 1–11. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A1

Edição

Seção

Estudo Teórico