A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DA SOCIOEDUCAÇÃO NO BRASIL: conquistas e desafios atuais
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A3Palavras-chave:
Adolescente, Violência, Política públicaResumo
A aplicação das medidas socioeducativas no Brasil, é resultado do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Antes disso, diversos marcos foram se instalando, no entanto, a violência e a violação de direitos contra os adolescentes ainda ocorre. O estudo teve como objetivo compreender o panorama sócio-histórico no que tange às conquistas e os desafios atuais, na atenção integral e garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei. A metodologia empregada nesta pesquisa, foi pautada pela abordagem qualitativa e pelas pesquisas bibliográficas e documentais nas plataformas SciELO, Redalyc e Google Acadêmico e nos sites, cartilhas e documentos do governo brasileiro, por meio dos descritores: medidas socioeducativas, adolescente, violência e políticas públicas. Os dados foram analisados por meio da perspectiva da análise de conteúdo e do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Os resultados obtidos apontam para a questão socioeconômica e a falta de acesso às políticas públicas vivenciada pelos adolescentes, estando estes vulneráveis e expostos ao ato infracional para obtenção de bens e recursos – sendo a pobreza um dos principais fatores. Embora diversas mudanças tenham ocorrido ao longo da história na atenção e garantia de direitos ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, diversos conflitos e desafios permeiam a atualidade. Ainda, foi possível observar a importância da continuidade dos estudos acadêmicos sobre esta temática, para que o sistema socioeducativo e toda a rede de proteção integral de direitos dos adolescentes sejam ampliadas e executem de fato todas as atribuições necessárias para garantir os direitos desta população.
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