A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DA SOCIOEDUCAÇÃO NO BRASIL: conquistas e desafios atuais

Autores

  • Paola Stéfani Silva Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Talisson Roberto Bergamim Universidade de Franca (UNIFRAN) https://orcid.org/0000-0002-1849-1253
  • Luciano Aparecido Pereira Junior Universidade de Franca (UNIFRAN) https://orcid.org/0000-0002-0310-1865
  • Regina Célia de Souza Beretta Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Gilmar Antoniassi Júnior Universidade de Franca (UNIFRAN)

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A3

Palavras-chave:

Adolescente, Violência, Política pública

Resumo

A aplicação das medidas socioeducativas no Brasil, é resultado do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Antes disso, diversos marcos foram se instalando, no entanto, a violência e a violação de direitos contra os adolescentes ainda ocorre. O estudo teve como objetivo compreender o panorama sócio-histórico no que tange às conquistas e os desafios atuais, na atenção integral e garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei. A metodologia empregada nesta pesquisa, foi pautada pela abordagem qualitativa e pelas pesquisas bibliográficas e documentais nas plataformas SciELO, Redalyc e Google Acadêmico e nos sites, cartilhas e documentos do governo brasileiro, por meio dos descritores: medidas socioeducativas, adolescente, violência e políticas públicas. Os dados foram analisados por meio da perspectiva da análise de conteúdo e do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Os resultados obtidos apontam para a questão socioeconômica e a falta de acesso às políticas públicas vivenciada pelos adolescentes, estando estes vulneráveis e expostos ao ato infracional para obtenção de bens e recursos – sendo a pobreza um dos principais fatores. Embora diversas mudanças tenham ocorrido ao longo da história na atenção e garantia de direitos ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, diversos conflitos e desafios permeiam a atualidade. Ainda, foi possível observar a importância da continuidade dos estudos acadêmicos sobre esta temática, para que o sistema socioeducativo e toda a rede de proteção integral de direitos dos adolescentes sejam ampliadas e executem de fato todas as atribuições necessárias para garantir os direitos desta população.

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Biografia do Autor

Paola Stéfani Silva, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Graduação em andamento em Serviço Social. Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0183453602239859

Talisson Roberto Bergamim, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Possui graduação em Sistema de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2016); Atualmente é analista de suporte - Contech Automação Comercial; Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Análise de Sistemas; Graduando em Psicologia pela Universidade de Franca - UNIFRAN; Integrante do grupo de pesquisa intitulado "Populações vulneráveis e Promoção de Saúde", tendo por linha de pesquisa "Vulnerabilidade Social, Tecnologias e Promoção de Saúde" e do Laboratório de Pesquisa de Proteção e Inclusão Social, ambos vinculados ao CNPq.

Luciano Aparecido Pereira Junior, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Doutorando em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca/UNIFRAN; Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca/UNIFRAN; Especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço/IBRA; Especialista em Psicanálise pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço/IBRA; Bacharel em Psicologia pela Universidade de Franca/UNIFRAN; Integrante do grupo de pesquisa intitulado "Populações vulneráveis e Promoção de Saúde", tendo por linha de pesquisa "Vulnerabilidade Social, Tecnologias e Promoção de Saúde" e do Laboratório de Pesquisa de Proteção e Inclusão Social, ambos vinculados ao CNPq.

Regina Célia de Souza Beretta, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Araraquara (1979), graduação em pedagogia pela Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara (1989),mestrado (2005) e doutorado (2010) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP Franca. Pós doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Serviço Social (2022), Campus Unesp, Franca. Foi docente da graduação e pós-graduação e coordenadora da extensão e pesquisa do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Vitorio Cardassi (IMESB) e do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos,(UNIFEB). Prestou serviços como Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e para diversos municípios. Coordenadora executiva aposentada da Prefeitura do Município de Araraquara. Secretaria Municipal de governo de Assistência e Desenvolvimento Humano de Barretos. Tem experiência na área de gestão social, com pesquisas voltadas para às populações vulnerabilizadas: criança e adolescente, pcd, idosos, pessoa em situação de rua, famílias; defesa dos direitos sociais; desigualdades sociais e classes sociais. Atualmente é docente/pesquisadora da UNIFRAN do Programa de Pós Graduação de Strictu Sensu Promoção da Saúde. Pesquisador a do Núcleo de Estudos em Promoção da Saúde e do Grupo de Pesquisa em Promoção de Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Populações Vulneráveis e Promoção da Saúde (CNPQ/UNIFRAN). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Proteção e Inclusão social ( LABPROSOCIAL) CNPQ/UNIFRAN. Pesquisador e avaliador da FAPESP/SP. Linhas de pesquisa: 1) Politicas e práticas de promoção da saúde 2) Ambientes, tecnologias e sustentabilidade em promoção da saúde. Coordenadora do Laboratório de pesquisa de proteção e inclusão social (LABPROSOCIAL/CNPQ/UNIFRAN).

Gilmar Antoniassi Júnior, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Doutor em Promoção da Saúde na Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Saúde Pública e do Trabalhador; Docência do Ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas (FPM). Graduado em Psicologia pela Faculdades Integradas de Fernandópolia (FIFE). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). Coordenador do Curso de Graduação e Pós-graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). Foi Membro e vice-coordenador do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Patos de Minas (FPM). Consultor Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Membro Efetivo do Grupo de Pesquisa Apoio Social e Promoção Social CNPq da Universidade de Franca (UNIFRAN). Membro Efetivo e Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Subjetividade e Promoção Psicossocial do DPGPSI da Faculdade Patos de Minas (FPM). Trabalha na linha de pesquisa de Políticas e Práticas em Promoção da Saúde, e na Políticas e Práticas em Promoção Psicossocial, com interesse nas temáticas de: Promoção Psicossocial e da Saúde; Intervenções Grupais em Psicodrama; Perspectivas em Saúde e Educação; Relações Familiares; Comportamento Risco e Vulnerabilidade; Ambiente e Sustentabilidade; Gênero e Sexualidade; Álcool e outras Drogas.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

Silva, P. S., Bergamim, T. R., Pereira Junior, L. A., Beretta, R. C. de S., & Antoniassi Júnior, G. (2023). A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DA SOCIOEDUCAÇÃO NO BRASIL: conquistas e desafios atuais. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(1), 45–65. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A3

Edição

Seção

Estudo Teórico