THE SOCIO-HISTORICAL PERSPECTIVE OF SOCIOEDUCATION IN BRAZIL: achievements and current challenges

Authors

  • Paola Stéfani Silva Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Talisson Roberto Bergamim Universidade de Franca (UNIFRAN) https://orcid.org/0000-0002-1849-1253
  • Luciano Aparecido Pereira Junior Universidade de Franca (UNIFRAN) https://orcid.org/0000-0002-0310-1865
  • Regina Célia de Souza Beretta Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Gilmar Antoniassi Júnior Universidade de Franca (UNIFRAN)

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A3

Keywords:

Adolescent, Violence, Public Policy

Abstract

The application of socio-educational measures in Brazil is a result of the emergence of the Statute of the Child and Adolescent (ECA). Before that, several milestones were set, however, violence and violation of rights against adolescents still occurs. The study aimed to understand the socio-historical panorama regarding the achievements and the current challenges, in the integral attention and guarantee of rights of adolescents in conflict with the law. The methodology employed in this research was based on a qualitative approach and on bibliographic and documental research in SciELO, Redalyc, and Google Scholar platforms, and in Brazilian government websites, primers, and documents, using the descriptors: socio-educational measures, adolescents, violence, and public policies. The data were analyzed from the perspective of content analysis and the theoretical and methodological framework of historical and dialectical materialism. The results obtained point to the socioeconomic issue and the lack of access to public policies experienced by adolescents, who are vulnerable and exposed to the act of crime in order to obtain goods and resources - poverty being one of the main factors. Although several changes have occurred throughout history in the attention and guarantee of rights for adolescents under socio-educational measures, several conflicts and challenges permeate the present time. Furthermore, it was possible to observe the importance of continuing academic studies on this theme, so that the socio-educational system and the entire network of comprehensive protection of adolescents' rights may be expanded and in fact perform all the necessary duties to guarantee the rights of this population.

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Author Biographies

Paola Stéfani Silva, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Graduação em andamento em Serviço Social. Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0183453602239859

Talisson Roberto Bergamim, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Possui graduação em Sistema de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2016); Atualmente é analista de suporte - Contech Automação Comercial; Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Análise de Sistemas; Graduando em Psicologia pela Universidade de Franca - UNIFRAN; Integrante do grupo de pesquisa intitulado "Populações vulneráveis e Promoção de Saúde", tendo por linha de pesquisa "Vulnerabilidade Social, Tecnologias e Promoção de Saúde" e do Laboratório de Pesquisa de Proteção e Inclusão Social, ambos vinculados ao CNPq.

Luciano Aparecido Pereira Junior, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Doutorando em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca/UNIFRAN; Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca/UNIFRAN; Especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço/IBRA; Especialista em Psicanálise pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço/IBRA; Bacharel em Psicologia pela Universidade de Franca/UNIFRAN; Integrante do grupo de pesquisa intitulado "Populações vulneráveis e Promoção de Saúde", tendo por linha de pesquisa "Vulnerabilidade Social, Tecnologias e Promoção de Saúde" e do Laboratório de Pesquisa de Proteção e Inclusão Social, ambos vinculados ao CNPq.

Regina Célia de Souza Beretta, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Araraquara (1979), graduação em pedagogia pela Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara (1989),mestrado (2005) e doutorado (2010) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP Franca. Pós doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Serviço Social (2022), Campus Unesp, Franca. Foi docente da graduação e pós-graduação e coordenadora da extensão e pesquisa do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Vitorio Cardassi (IMESB) e do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos,(UNIFEB). Prestou serviços como Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e para diversos municípios. Coordenadora executiva aposentada da Prefeitura do Município de Araraquara. Secretaria Municipal de governo de Assistência e Desenvolvimento Humano de Barretos. Tem experiência na área de gestão social, com pesquisas voltadas para às populações vulnerabilizadas: criança e adolescente, pcd, idosos, pessoa em situação de rua, famílias; defesa dos direitos sociais; desigualdades sociais e classes sociais. Atualmente é docente/pesquisadora da UNIFRAN do Programa de Pós Graduação de Strictu Sensu Promoção da Saúde. Pesquisador a do Núcleo de Estudos em Promoção da Saúde e do Grupo de Pesquisa em Promoção de Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Populações Vulneráveis e Promoção da Saúde (CNPQ/UNIFRAN). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Proteção e Inclusão social ( LABPROSOCIAL) CNPQ/UNIFRAN. Pesquisador e avaliador da FAPESP/SP. Linhas de pesquisa: 1) Politicas e práticas de promoção da saúde 2) Ambientes, tecnologias e sustentabilidade em promoção da saúde. Coordenadora do Laboratório de pesquisa de proteção e inclusão social (LABPROSOCIAL/CNPQ/UNIFRAN).

Gilmar Antoniassi Júnior, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Doutor em Promoção da Saúde na Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Saúde Pública e do Trabalhador; Docência do Ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas (FPM). Graduado em Psicologia pela Faculdades Integradas de Fernandópolia (FIFE). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). Coordenador do Curso de Graduação e Pós-graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). Foi Membro e vice-coordenador do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Patos de Minas (FPM). Consultor Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Membro Efetivo do Grupo de Pesquisa Apoio Social e Promoção Social CNPq da Universidade de Franca (UNIFRAN). Membro Efetivo e Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Subjetividade e Promoção Psicossocial do DPGPSI da Faculdade Patos de Minas (FPM). Trabalha na linha de pesquisa de Políticas e Práticas em Promoção da Saúde, e na Políticas e Práticas em Promoção Psicossocial, com interesse nas temáticas de: Promoção Psicossocial e da Saúde; Intervenções Grupais em Psicodrama; Perspectivas em Saúde e Educação; Relações Familiares; Comportamento Risco e Vulnerabilidade; Ambiente e Sustentabilidade; Gênero e Sexualidade; Álcool e outras Drogas.

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Published

2023-01-25

How to Cite

Silva, P. S., Bergamim, T. R., Pereira Junior, L. A., Beretta, R. C. de S., & Antoniassi Júnior, G. (2023). THE SOCIO-HISTORICAL PERSPECTIVE OF SOCIOEDUCATION IN BRAZIL: achievements and current challenges. Psicologia E Saúde Em Debate, 9(1), 45–65. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V9N1A3

Issue

Section

Estudo Teórico