AGRESSIVIDADE INFANTIL NAS ESCOLAS E PSICANÁLISE: um estudo literário narrativo

Autores

  • Jaquelina Teixeira Leão Rocha Faculdade Patos de Minas
  • Marcelo Matta Castro

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V5N1A7

Palavras-chave:

Agressividade, Criança, Escola, Psicanálise

Resumo

O objetivo desse artigo é abordar sobre a agressividade da infantil dentro do contexto escolar, utilizando como fundamentos teóricos dentro da psicanálise, dando destaque às teorias de Freud, Lacan e Klein. Tomando como ponto de partida a conceituação de pulsão de vida e morte, pois as mesmas são fundamentais para compreensão dos fundamentos que direcionam a agressividade. Para psicanalíticas toda pessoa é movida por pulsão de vida (eros) e pulsão de morte (thanatos), visto que as mesmas se encontram entre o corpo e o psiquismo. A teoria Lacaniana caminha para o mesmo rumo utilizando como base a linguagem. Neste mesmo ponto, a teoria Kleiniana utiliza as pulsões de vida e pulsões de morte para concretizar sua teoria no desenvolvimento. Diante destas perspectivas, os psicanalistas analisam suas teorias, frente a agressividade nas instituições de ensino, a forma como surgem, discorrendo sobre o papel de pais, professores e profissionais envolvidos com a educação diante destas situações. Apresenta possibilidades de estudo e reflexão a partir da teoria psicanalítica e suas contribuições para o trabalho educativo.

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Publicado

11-07-2019

Como Citar

Leão Rocha, J. T., & Castro, M. M. (2019). AGRESSIVIDADE INFANTIL NAS ESCOLAS E PSICANÁLISE: um estudo literário narrativo. Psicologia E Saúde Em Debate, 5(1), 70–79. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V5N1A7

Edição

Seção

Estudo Teórico