ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DA TEORIA À PRÁTICA: uma revisão bibliográfica conceitual
DOI:
https://doi.org/10.22289/V3S1A4Keywords:
Educação, Psicologia Escolar, Ensino PúblicoAbstract
INTRODUÇÃO: As perspectivas da escola pública em relação ao psicólogo, ainda estão, em boa parte, fundamentadas nos atendimentos clínicos, com enfoques limitados e ações descontextualizadas. Em contradição com esse tipo de representação, emergem as demandas de se trabalhar a escola como um grande sistema, o que leva o profissional a atuar junto a diferentes atores, como corpo docente, alunos e famílias, tendo que prestar uma atenção desarticulada. OBJETIVO: Reconhecer as contribuições, os desafios e as oportunidades pertinentes à prática psicológica, especialmente no que se refere à função específica do psicólogo escolar e seu comprometimento com a formação do aluno na escola pública. RESUTADOS: Observou-se que a psicologia tem um papel importante no contexto escolar, mas, ainda há uma série de fatores que dificultam essa atuação, como por exemplo, a capacitação dos profissionais, pois nas universidades, os acadêmicos de psicologia nem sempre são devidamente preparados para trabalhar no processo educacional. Na escola, a atuação do psicólogo vai além da atuação clinica direcionada para o aluno com problemas de aprendizagem. O seu trabalho deve considerar todo o contexto social em que o aluno se encontra inserido, a cultura peculiar a escola e o perfil dos profissionais que dela fazem parte. Há de se observar que o processo de desenvolvimento infantil e de aprendizagem é bastante complexo e sofre influência direta de inúmeros fatores. Torna-se importante que essa área de conhecimento seja estimulada com mais publicações relacionadas. E que as instituições de ensino superior se atentem para a necessidade de capacitar os graduandos para atuarem junto as instituições escolares, de forma a compreender os objetivos e as exigências dessa função para este contexto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a complexidade dessa atuação, dentre os principais problemas apontados para a inserção do psicólogo no ambiente escolar, esbarramos com a capacitação desse profissional, pois embora se trate se um segmento importante de atuação, constatou-se que nas universidades, os acadêmicos de psicologia não são devidamente preparados para trabalhar no processo de educação. Desse modo, é importante que essa área do conhecimento seja estimulada com mais publicações a respeito do tema e que as instituições de ensino superior se atentem para a necessidade de capacitar os alunos para atuarem junto as escolas, compreendendo as particularidades desse trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The authors declare that they participated in the elaboration of the manuscript in question, and that the cited manuscript is original and has not been previously published in part or in whole and that no other similar manuscript under their authorship is published or under analysis by another journal, whether printed or electronic. They further declare that they have not violated or infringed upon any copyright or other proprietary rights of other persons, and that all quotations in the text are true facts or based on research of considerable scientific accuracy. The authors undertake, when requested, to provide information to the editors regarding the data in this manuscript.
The magazine follows the Creative Commons standard (BY NC ND), which allows the remix, adaptation and creation of works derived from the original, even for commercial purposes. New works must contain mention of the author(s) in the credits. The site uses Open Journal Systems, a free open source system for managing and publishing journals developed with support and distribution by the Public Knowledge Project under the GNU General Public License.