CONTRIBUIÇÕES DOS TESTES PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO TRÂNSITO

Autores

  • Junia Silva Aparecida FPM
  • Delza Ferreira Mendes Faculdade Patos de Minas
  • Luciana de Araújo Mendes Silva

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V4N1A2

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico, Psicologia, Trânsito

Resumo

Os testes psicológicos relacionados à avaliação no trânsito são de importância incontestável. O presente estudo busca descrever as contribuições dos testes para a avaliação psicológica no trânsito. Trata-se uma revisão sistemática com material derivado de textos buscados nas bases de dados online como Scielo e Pepsic. As fontes foram estudos publicados em idioma português no período de 2000 a 2016. Para realizar as buscas, foi utilizada a combinação das seguintes palavras-chave: psicologia/psicologia do trânsito/avaliação psicológica no trânsito/teste e técnicas psicológicas/ psicodiagnóstico. Os dados apontam que apesar da importância dos testes psicológicos deve-se considerar que as condutas de violar as normas no trânsito poder estar relacionadas com as condições do trânsito, com a agressividade, irritabilidade e estrutura da personalidade do motorista. Além disso, os escores dos diferentes instrumentos não consentem prever, identificar ou caracterizar, se um motorista poderá ou não cometer atos infracionais. Conclui-se que os testes psicológicos oferecem diferentes e importantes contribuições para a avaliação psicológica no trânsito. Em razão da relevância que os processos atencionais e sua adequada avaliação apresentam à psicologia do trânsito, os testes psicológicos se mostram como fator essencial para o desenvolvimento e instrumentalização, pois fornecem melhores condições de atuação e desempenho dos profissionais para a avaliação psicológica e a Psicologia de Trânsito.

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Publicado

01-02-2018

Como Citar

Aparecida, J. S., Mendes, D. F., & Silva, L. de A. M. (2018). CONTRIBUIÇÕES DOS TESTES PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO TRÂNSITO. Psicologia E Saúde Em Debate, 4(1), 9–43. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V4N1A2

Edição

Seção

Estudo Teórico